Vereador do Município de Presidente Olegário, Reis Teles. (Foto: Hamiltom Amorim)

Osvaldo dos Reis Teles “Reis Teles” foi o foco principal da 12ª Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Presidente Olegário, realizada na tarde dessa sexta-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal. O vereador que está no sexto mandato havia renunciado ao cargo e não compareceu para os trabalhos no legislativo, mas depois se retratou.

A polêmica maior veio no final da reunião. Na quarta-feira (17), foi protocolado na secretaria da Câmara Municipal, uma “Carta de Renúncia”, datada e assinada pelo vereador Osvaldo dos Reis Teles “Reis Teles”, renunciando ao cargo de vereador, sendo de caráter irrevogável e irretratável, com efeito, a partir de 31 de dezembro de 2014.

Durante a reunião um novo documento com a data dessa sexta-feira (19) foi protocolado. Na carta, o vereador Reis Teles se retratava, relatando que o protocolo não era de sua pessoa e que não havia sido protocolado por ele, relatando ainda que a carta de renúncia não representava a sua vontade.

O fato gerou grande debate entre os vereadores. Primeiramente, alguns vereadores reclamaram de não terem tomado conhecimento do conteúdo da carta renúncia, somente tiveram conhecimento após a retratação ser protocolada. O vereador Manoel Capelobo, pediu para que a carta fosse lida em plenário o que a princípio foi negado pelo Presidente da Casa Osmar Pinto Coelho, que após pressão dos vereadores Manoel Capelobo, Welson Braga, Zélia e Tião Alvario, o presidente a contra gosto acabou cedendo.

Como houve divergência de endereço de residência do vereador Reis Teles, o vereador Manoel Capelobo, vai pedir um processo investigativo para averiguar qual o verdadeiro endereço do vereador Reis Teles. Ele pediu ao presidente Osmar a criação de uma comissão parlamentar para instaurar um processo investigativo de falta de decoro parlamentar e duplicidade de endereço.

“Vamos enviar um requerimento ao presidente Osmar Pinto Coelho para que se possa conferir qual o verdadeiro endereço desse vereador, pois em cada ofício havia um endereço diferente, queremos a criação de uma comissão de ética para investigar a falta de decoro desse cidadão” ressaltou o vereador Manoel Capelobo.

Fonte: Hamilton Amorim