Um quadro exposto no Novo Fórum de Patos de Minas ganhou uma polêmica nos últimos dias. O quadro que sugere a parte íntima de uma mulher em forma da Bandeira do Estado de Minas Gerais ganhou vários significados pelos expectadores: de desrespeito ao símbolo estadual à libertinagem feminina. No entanto, surpresa com a repercussão, a artista patense Gisele Tavares, autora da obra, ressaltou que a intenção foi diferente.
O quadro foi exposto no dia 09 de abril nos corredores do andar térreo do Fórum, ao lado de várias outras pinturas com temáticas diversificadas. Gisele explicou que a obra foi produzida para o mês da mulher. “Primeiro, a pintura feita em tela e tinta acrílica foi exposta no Pátio Central Shopping, apenas este mês foi para o Fórum”, disse. Ela destacou que o objetivo foi mostrar a opressão que muitas mulheres sofrem nos dias atuais.
Ela ressaltou a questão da violência contra a mulher em Patos de Minas e também a nível estadual. “Uma mulher é agredida a cada 4 minutos em Minas Gerais. Já está na hora de haver a liberdade feminina. Já tivemos várias mulheres em posições de destaque, mas os salários mais baixos continuam. A arte não serve apenas para decorar ambientes. O artista e sua arte devem ter função social e estar atento à realidade”, destacou.
Um pouco constrangida, Gisele confessou que já foi vítima de agressão. “Tenho uma filha de dois anos e acabei de gerar mais uma menina. A intenção também é de deixar um mundo mais igual para elas. A realidade é opressora e muitas vezes a sociedade tem resistência em aceitar. Até a liberdade de expressão nos dias de hoje está sofrendo. É comum ver jornalistas sendo agredidos ao tentar fazer uma reportagem”, contou.
Nas redes socais, a obra ganhou diversos significados. Teve gente que não achou nada demais. Contudo houve casos em que as reflexões foram além e consideraram a pintura bastante ofensiva. Teve gente que interpretou o quadro como uma busca pela liberdade sexual da mulher, como se ela tivesse buscando a “libertinagem”. A jornalista Isis Correa destacou que muitas pessoas têm o hábito de julgar sem saber e podem se sentir ofendidas.
Gisele Tavares, que também é professora de artes e artesanato no Cristavo, reforçou a intenção ao criar a pintura. “Foi uma forma de lutar contra os preconceitos sofridos pelas mulheres”, concluiu. As pessoas que desejarem saber mais sobre a pintura ou pretenderem adquirir o quadro podem entrar em contato através dos celulares (34) 9 9186 8651 (CTBC) ou (34) 9 9774 7834 (TIM).
Comentário mais curtido:
VanGall
Esses supostos artistas sempre tentando explicar suas supostas artes. Artes sem sentido, feitas com a única intenção de chocar e gerar polêmica. Polêmica que objetiva a publicidade do suposto artista. Desrespeitam religiões, crenças e valores sociais.., de arte mesmo, pouco se vê ou percebe.... e ainda vêm com essas explicações toscas e sem o menor sentido... chega, sejam artistas, sejam honestos, sejam educados.
MARCOS FERREIRA "X-9"
01/11/2020 14:30Não tem nada de mais esse quadro. Só faltou um que valorizasse a erva da Jamaica. Lamentável.
Bambi
01/11/2020 14:30Vamos liberar esse triângulo antes que seja tarde gente!
Edu
01/11/2020 14:29Aproveita pega símbolos da Fé islâmica e faça a sua arte. Pra ver o que vão acontece com vocês "artista"
piada
01/11/2020 14:29Brasileiro querendo ser "artista" kkkkkkkkkkk
Jaque
01/11/2020 14:29Estou passada com a quantidade de gente ignorante nessa cidade, parece que só pensa em barzinhos e festa do milho, para as |Amélias que se sentem ofendidas com a obra em questão simplesmente aceitem pois papel de Amélia já está caindo em conceito, para os machões que se sentem intimidados, só lamento pois agora a mulher está tendo voz e vai ser ouvida SIM, querem vcs ou não!
GothamHall
01/11/2020 14:29Deixem de mimimi... Quem tá reclamando, principalmente os homens, é porque não gosta do triângulo vermelho com letras e traços pretos. Deixe que as artistas (AS ARTISTAS) façam suas artes e saiam distribuindo triângulos vermelhos como e quando quiserem. Artistas, só peço que me avisem onde os triângulos serão mostrados e disponibilizados.
certeza
01/11/2020 14:29Concordo plenamente.
Resumo da ópera
01/11/2020 14:29Cite o nome de um, pelo menos!!!!
Resumo da ópera
01/11/2020 14:29PATOS DE MINAS EM MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA AINDA NÃO PRODUZIU UM ARTISTA SEQUER!!!!!
Vingadores
01/11/2020 14:29Imagino que deve ter sido o meu comentário que foi excluído à 4 horas atrás não pelos leitores mas por um unico analista que só quer ver o circo pegar fogo ccomandando uma manada de carneiros carregando sinos no pescoço. Se for,divulgue isso então, a humanidade já está dominada por simbologia há milênios e disfazem de qualquer um para defender um símbolo sendo que o mais importante seria defender a vida é o direito de cada um de se expressar. Atrasados!
Clebão
01/11/2020 14:29Ixa essa aí paga de artista, ela e seus amigos é péssimos pessoas, de artista não tem nada isso é uma calamidade, quer aparecer sem saber ser.
Aenaldo
01/11/2020 14:28Se vc queria expressar indignação pela desigualdade feminina em relação aos ganhos pelo trabalho, porque não usou as mãos ao invés do órgão genital feminino? Liberdade sexual vcs já tem! Imagens assim só depreciam a mulher!!!
Edu
01/11/2020 14:28Lixo agora e arte, pode fica com seu lixo.
p/indignada
01/11/2020 14:28Vai ... que vc ganha mais!!!
Pedro Pedreira
01/11/2020 14:28Ela conseguiu o que queria. APARECER. Pronto.
MiMiMi
01/11/2020 14:28Cuidado!!!! Pensa duas vezes antes de negativar um comentário meu!
Vanessa
01/11/2020 14:28Ridículo de feio. Lixo. Esse é artista onde? No Zorra. Kkkkkkkk. Vai vender onde essa merda?
Julio
01/11/2020 14:28Parabéns, vc é do tipo "respeite minha opinião e dane-se a sua". Criticar a arte que vc julga "boa" é ofensa sem tamanho mas criticar a que vc não admira, não é, estamos ferrados com essa geração mesmo, a pessoa não aceita criticar o que ela gosta mas se sento no direito de criticar o que outros admiram. Geração mimimi.
WELTINHO
01/11/2020 14:28QUE ISSO INTERPRETARAM MAL ESSE NEGOCIO AI, ISSO AI É UM VIOLÃO DE BURACO EM FORMA RETANGULAR. OLHA NA REALIDADE VOU DAR MINHA OPINIÃO SOBRE ISSO AI A PESSOA QUE CRIOU ISSO AI TEM A MENTE VAZIA. NÃO ENTENDI BEM O QUE ELA QUIS EXPRESSAR COM ISSO AI, VOU CITAR ALGUNS PONTOS. PRIMEIRO SE ESSA PESSOA É PROFESSORA ELA ESTÁ NA PROFISSÃO ERRADA PORQUE TEM A MENTE VAZIA E PODE INFLUENCIAR MAL A CRIANÇAS. DESRESPEITO COM O SEXO FEMININO, UMA QUE O FORMATO INTIMO DO SEXO FEMININO NÃO SE PARECE NEM UM POUCO COM ISSO AI, PROVAVELMENTE ELA NÃO CONHECE NEM O SEU PRÓPRIO SEXO. OUTRA NÃO SÃO SÓ MULHERES QUE MORREM TODOS OS DIAS, JOVENS, ADOLESCENTES E ADULTOS SEJAM HOMENS E MULHERES TAMBEM MORREM. ACHO QUE PESSOAS QUE POSTAM ESSAS COISAS NÃO GOSTAM MUITO DE PESSOAS DO SEXO FEMININO DEVEM TER ALGUMA REVOLTA CONTRA ELAS, EU PARTICULARMENTE ACHEI QUE VULGARIZA A IMAGEM DAS MULHERES E DESRESPEITA TOTALMENTE O SEXO FEMININO SENDO QUE AS MULHERES SÃO ALGO TÃO BELO E TÃO IMPORTANTE QUANTO QUALQUER SER HUMANO. AGORA COLOCAR ALGO DE TÃO MAL GOSTO ASSIM EM UM LOCAL ONDE A JUSTIÇA ATUA DA PRA SE IMAGINAR O RUMO QUE CAMINHA NOSSA NAÇÃO. RESPEITO É BOM E O POVO BRASILEIRO GOSTA.
Elisa
01/11/2020 14:28Hoje interpreta qualquer ...Os artistas ficaram na História, tanto na arte, na música. Lamentável.
Tedd
01/11/2020 14:28A arte desses países pode ser libertária mas respeitam os símbolos oficiais acima de tudo, justificar um erro com "arte libertária", pra começar isso é crime de contravenção, segundo acho que essa "geração liberdade" confunde o direito de fazer e esquece do dever de cumprir, existem regras que não ofendem a ninguém e que mantém a ordem de um país essa é a diferença entre Brasil e o resto dos países desenvolvidos ética e respeito aos demais, sua liberdade é limitada e termina onde começam as leis e o respeito às regras.
Tulio
01/11/2020 14:28Parabéns, um erro justificando outro e assim segue o país do futuro, independentemente de outros erros não se justifica o uso inapropriado do símbolo maior do estado. O problema do Brasil é esse, "vou fazer errado pq o outro está fazendo errado", enquanto deveria ser "se o outro comete o erro não serei eu o próximo a errar", o problema não são as regras é a falta de respeito e cumprimento delas sob o argumento de a maioria não respeita eu tbém não respeito, não é atoa que estamos nesse mar de lama onde estamos.
Indignada
01/11/2020 14:28Vai procurar um livro de arte pra ler, oh talentosa de não sei o quê! Liberdade artística já! Liberdade em todos os sentidos, cambada de careta desprovido de cérebro!
indignada
01/11/2020 14:28Pelo amor de Deus, estude a arte desses países...estude arte europeia...estude ARTE...depois comente!
Pirilampo
01/11/2020 14:28Esses artistas estão é querendo apelar usando os artifícios daquele "Queer Museum", apresentação artística com nu adulto e crianças interagindo, algo horrendo mesmo. Não é questão de chocar, porque penso que a arte deve fazer isso, mas também não se deve apelar a um nível tão baixo. Se não tem talento, vai trabalhar conforme nós todos fazemos, aguentar chefe chato ou cliente entojado é assim que os meros mortais sobrevivem sabiam?
André
01/11/2020 14:28kkkkkkkkk
Talentosa
01/11/2020 14:28Isso é pura falta de talento e para aparecer apela pra sacanagem, quadro sem noção, não tem como chamar essa pessoa de artista. Aí vem as feministas, que são todas estranhas, defenderem a safadeza. Ridículo, uma afronta, vai caçar uma faxina pra fazer e ser útil.
Moela
01/11/2020 14:28Na minha opinião essa "obra" se é que pode ser chamada disso é como aquela que ficava uma pessoa nua e as crianças olhando e passando a mão, sou ultrapassada? Talvez sim, se ela queria valorizar a mulher por direitos iguais porque não fez o desenho de uma mulher na liderança, mais vai e faz essa palhaçada, as mulheres de hoje tem o símbolo da sexualidade até na bandeira né artista, em resumo, nós mulheres somos a sexualidade, a única parte de nós para ser mostrada para o público. Eca pra vc. E se alguém achar ruim que exponha os seus filhos a isso, não queira obrigar ninguém a aceitar um ato de uma pessoa que para alguns são chamada de artista, pra mim é uma pessoa depravada, pessoa sem imaginação.
Israel
01/11/2020 14:28Isso é pintura? Arte? Não vi nada além de um desenho mal feito e de péssimo gosto! É por essas que as vezes eu até desânimo da sociedade atual... Acho que o Q. I. Esta cada vez mais baixo
Sem noção
01/11/2020 14:28Uma coisa eu sei....ela é ruiva!
Visitante em Patos
01/11/2020 14:28Lenadro, isso acontecerá em qualquer cidade do Brasil. Não se engane...
Wander
01/11/2020 14:28Que mude para outro país. Quero ver fazer isso nos EUA, ALEMANHA, FRANÇA, INDONÉSIA...... Aqui está tudo invertido.
Wander
01/11/2020 14:28Estão abusando dos símbolos nacionais. Só faltava essa. Um quadro desse deveria ser destruido no local.
ai
01/11/2020 14:28se um artista for pensar igual todo mundo pensa, ele não vai pensar nada kk
anitta
01/11/2020 14:28Tendi... faz um ????
BURRALDO
01/11/2020 14:28Eu já gostei da obra de arte e fico satisfeito em ver o simbolo da conjuração mineira associado ao simbolo do prazer masculino, mostrando liberdade ainda que tardia para que todos nós homens possamos ser libertos da opressão das esposas que não nos deixam ter mais de uma mulher e nem ficar até tarde nos butecos!Aff
assss
01/11/2020 14:28quanta asneira kkkkkkkkk
professora
01/11/2020 14:28tem que ser muito leigo mesmo pra não entender que a pintura representa a liberdade feminina, quem pensou diferente disso realmente é muito burro ou se faz, pq não é possível...........vamos estudar mais a arte, pessoal.
Japão
01/11/2020 14:28A "artista" pode desenhar uma mulher de costas e colocar a bandeira do Japão! Também seria uma excelente obra de "arte"! Mas falando sério, esse quadro é de muito mau gosto e que não representa em nada a valorização da mulher. Mulher hoje é valorizada tanto quanto o homem. O que existe é o mimimi das mulheres, o feminismo exagerado de algumas.
django livre .
01/11/2020 14:28é isto que pessoas sem limites chamam de arte . coisa sem graça ,de mal gosto e desrespeitosa .