O sistema de iluminação da Lagoa Grande finalmente voltou a funcionar neste final de semana. Foram meses no escuro por causa de seguidos furtos de fios e cabos. Os frequentadores vinham reclamando da escuridão do espaço público, que tem sido se tornado uma excelente opção de lazer para as famílias patenses.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a empresa contratada para fazer os reparos no sistema de iluminação concluiu a primeira parte do serviço fazendo a religação dos circuitos. Esta semana, o trabalho será concentrado na substituição de algumas luminárias que estão queimadas.

A manutenção da iluminação na Lagoa Grande, no entanto, vai depender do comportamento de algumas pessoas e do auxílio dos frequentadores. Não há mais vigias no local e os furtos de fios se tornaram constantes. Recentemente, um casal chegou a ser preso após ser flagrado por frequentadores furtando cabos da iluminação.

Aliás, este é um problema que se repete em espaços públicos e também em imóveis particulares. Há alguns dias, a Copasa informou que os furtos de cabos em Patos de Minas deixaram mais de 2 mil pessoas sem água. Também recentemente, a Polícia Militar prendeu um catador com seu carrinho cheio de cabos furtados do Hospital São Lucas.

As pessoas que cometem esse tipo de furto são conhecidas, sendo a maioria usuários de drogas tentando sustentar o vício. Resta saber quem são os receptadores do material furtado e que tem causado tanto prejuízo à sociedade.