O evento já estava na sua 36ª Edição e buscava valorizar o alimento símbolo de Patos de Minas.

Após anunciar o fim do Festival Patos e Viola, os 60 anos da Festa Nacional do Milho, considerada uma das maiores festas do Brasil, terá outro desfalque importante. O tradicional Festival de Pratos Típicos com Milho também não será realizado em 2018. O evento já estava na sua 36ª Edição e buscava valorizar o alimento símbolo de Patos de Minas.

O cancelamento foi confirmado na tarde desta sexta-feira (04) e pegou de surpresa muita gente. O evento iria para sua 37ª Edição e era um momento sempre muito aguardado pelos patenses. Centenas de pratos eram produzidos a partir do milho e, além de valorizar a culinária da cidade, prestigiava todos os produtores de milho da Capital do Milho e região.

O evento era realizado em parceria entre a Emater/MG, Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal de Patos de Minas. A Fenamilho 2018 já não teria também o Concurso Literário: Estudante Faz Arte é Fenamilho e o Festival Patos e Viola. Os três desfalques preocuparam os moradores. Muitos lamentaram os cancelamentos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Produtores Rurais, este ano, o Unipam realizará um Festival de Comidas Típicas a Base de Milho dentro da programação de comemoração dos 50 anos da instituição. Por ser um evento da mesma natureza, o Sindicato decidiu não realizar o Festival dentro da programação da Fenamilho 2018.

Nesse evento, a comunidade não poderá participar. A Assessora de Comunicação do UNIPAM, Regina Macedo, esclareceu que este evento em comemoração aos 50 anos da Instituição não será aberto à comunidade fazendo parte do curso de Nutrição.