Uma operação envolvendo equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foi montada no final da manhã desta quarta-feira (27) para fazer o transporte de uma paciente com graves problemas de coração. Ela estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas e foi transferida para Belo Horizonte.

Foram cerca de dois meses de espera até que a paciente de apenas 36 anos conseguiu a transferência para a capital mineira. Uma unidade avançada do Samu foi usada para levar a paciente até o Aeroporto Municipal. De lá, ela foi transferida para uma aeronave do Corpo de Bombeiros e seguiu viagem.

Todos os recursos foram utilizados para garantir que a paciente se mantivesse estável durante a transferência. Segundo o médico do Samu, João Neto, que acompanhou a paciente no trecho terrestre, embora jovem, o quadro de saúde é bastante grave. Ela vai precisar de um transplante de coração e foi encaminhada para o Hospital Felício Rocho para tentar viabilizar a cirurgia.


A paciente é da cidade de São Gonçalo do Abaeté e permaneceu internada na Santa Casa de Patos de Minas durante todo este tempo tendo o seu tratamento custeado pelo SUS. O médico João Neto lembrou que a transferência, como o apoio da aeronave, também é feito de forma gratuita, sendo totalmente custeada pelo Sistema Único de Saúde.

Vale lembrar que Patos de Minas não dispõe mais de serviços de cardiologia e hemodinâmica credenciados ao SUS. Os pacientes cardiopatas são encaminhados para a cidade de São Sebastião do Paraíso.