Professores, pais e alunos da Escola Municipal Madalena Maria de Melo, no Bairro Aurélio Caixeta, em Patos de Minas, podem ficar tranquilos. Após diversos ataques, os filhotes de um casal de gavião foram resgatados nesta sexta-feira (17). O trabalho vai acalmar as aves que deixaram pelo menos 3 pessoas feridas na escola. Os filhotes foram levados para o Centro de Reprodução de Falconiformes e Falcoaria- CEREFALCO- de Patrocínio após autorização dos órgãos ambientais.

A luta para resgatar as aves e garantir a segurança de profissionais e estudantes da escola começou há cerca de 15 dias. A diretora da escola, Eunice Mendonça, informou que pelo menos 3 pessoas ficam feridas pelas aves da espécie Gavião Carijó, Rupornis Magnirostris. Apesar dos riscos, como são aves da fauna silvestre, a realocação não poderia ser feita de qualquer forma, por isso precisou da autorização dos órgãos ambientais. O que foi feito seguindo toda a legislação.


O IBAMA concedeu a autorização para o resgate nessa quinta-feira (16) e também indicou o ambientalista e falcoeiro, Carlos Leão, da cidade de Patrocínio, para realizar a operação. E o trabalho não foi nada fácil. Além de a árvore, Pau Brasil, ser coberta de espinhos, o casal de gaviões tentava a todo custo evitar a retirada dos filhotes, recém-nascidos. Foi preciso montar uma verdadeira operação para garantir o resgate, sem novas vítimas. Os voos rasantes sobre os profissionais deixavam todos com o coração na mão.

Mas tudo terminou bem. Carlos Leão salientou que, a primeira informação era que havia no ninho apenas ovos, mas eles já haviam rompido a casca dos ovos. A fêmea nasceu ontem e nesta sexta nasceu o macho. O profissional salientou que incidentes dessa natureza são frequentes e podem realmente ferir. Neste caso, ele frisou que, com o nascimento dos filhotes, os gaviões ficariam ainda mais agressivos e deveriam mesmo ser realocados. Eles serão levados para o Cerefalco de Patrocínio, onde deverão permanecer até nova determinação do IBAMA.


A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria da Silveira, destacou que os profissionais envolvidos tomaram todos os cuidados possíveis para garantir o resgate dos filhotes da forma mais correta, garantindo a segurança dos estudantes e profissionais. Ela também destacou que, apesar de ter feito vítimas, os ferimentos foram leves. A diretora Eunice e a Secretária Sônia comemoraram o resultado do trabalho.