Alertadas sobre a superlotação no Hospital Regional Antônio Dias, inclusive com risco de vida para os pacientes, as autoridades de saúde de Patos de Minas agiram rápido e conseguiram a transferência de recém-nascidos para um hospital particular da cidade. O Hospital Regional é referência para 33 municípios da região e os leitos disponíveis na unidade são bastante concorridos.

Segundo a nota emitida pela direção do Hospital Regional às autoridades, com os leitos de UTI Neonatal lotados, recém-nascidos tiveram que ficar retidos na sala do bloco obstétrico, enquanto pacientes necessitando de atendimento na unidade hospitalar ficavam aguardando. No ofício, do qual o Patos Hoje teve acesso, a direção do HRAD também relatou dificuldades para contratar médico plantonista para a Clínica Pediátrica.

Diante da grave situação e do risco para os pacientes, as autoridades de saúde do município acertaram a transferência de cinco recém-nascidos para o Hospital Vera Cruz. A mudança dos pequenos pacientes para serem atendidos em outra unidade hospitalar particular libera o Hospital Regional para voltar a receber gestantes de alto risco, do qual é habilitado.

As gestantes de risco habitual devem procurar a Santa Casa de Misericórdia após a 39ª semana de gestação. Com o fechamento do Hospital São Lucas, a Santa Casa passou a ser referência para receber as pacientes em trabalho de parto. Na unidade, elas serão avaliadas e, quando necessário, encaminhadas a um dos hospitais particulares credenciados pelo município de Patos para o nascimento do bebê.