Sede da Prefeitura de Rio Paranaíba.

O prefeito Marcio Antônio Pereira, conhecido como Marcinho, voltou nesta segunda-feira (12) à chefia do poder executivo de Rio Paranaíba. Ele estava afastado do cargo desde 15 de julho de 2014. O retorno acontece devido ao fim do prazo de afastamento estabelecido pela justiça de forma liminar. Ele foi recebido com festa.

Marcinho foi recebido na prefeitura com foguetório, faixas e cartazes. Segundo a advogada da prefeitura, Fabiana Silva de Oliveira, a volta de Marcinho foi comemorada pela população. Ele havia sido afastado por 180 dias após uma Ação Civil Pública de autoria do Ministério Público que verificou a ocorrência de várias ilegalidades.

Segundo o Ministério Público, houve ilegalidade no fracionamento de várias compras e contratações de serviços do município com dispensas indevidas de licitação. Também teria havido falsificação de documentos públicos, como orçamentos e requisições de compras. O órgão também apontou ilegalidades em contratos celebrados mediante procedimentos de licitação para contratação de serviços médicos e, ainda, indícios de desvio de dinheiro público nas despesas com combustíveis e aquisição de pneus.

Uma audiência de instrução e julgamento está marcada para o dia 12 de fevereiro. A ação do Ministério Público, além de outras medidas, pede a perda do cargo de prefeito. Com o retorno de Marcinho, o vice-prefeito, Marcelo Luiz Barbosa, que esteve à frente do poder executivo todo esse período, volta a ser o vice-prefeito da cidade de Rio Paranaíba.

​Autor: Farley Rocha