Durante 10 dias, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais estiveram em ação direta no combate ao incêndio na estância de Serra Negra no município de Patrocínio - MG. Militares de Patrocínio, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e Belo Horizonte foram designados para a ação que contou com helicóptero e cerca de 25 homens diariamente.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio se concentrou em uma área de mata fechada, íngreme e de difícil acesso, sendo necessário o deslocamento da tropa através de aeronave. No local, foi montado o Sistema de Comando de Operações - SCO, de onde era realizado todo planejamento, monitoramento e comando. Além de aeronave, a equipe contava com recursos tecnológicos como drone e monitoramento via satélite.

As características do incêndio dificultaram as ações de combate do Corpo de Bombeiros Militar, uma vez que a distância entre os focos exigia que as equipes fossem remanejadas de acordo com as evoluções das frentes de incêndio. A área atingida pelo incêndio foi de aproximadamente 880 hectares, sendo na maioria vegetação rasteira e algumas árvores. Após a extinção dos focos, as equipes do Pelotão de Bombeiros de Patrocínio continuam com monitoramento do local, tendo em vista as possibilidades de reignição.

Devido aos esforços de diversas Unidades do Corpo de Bombeiros Militar, foi possível preservar boa parte da área de preservação permanente da região, áreas de pastos e cerca de 7.200 ha de plantação de café localizada em área circunvizinha ao incêndio. Os bombeiros destacaram que essa foi uma ação do Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios Rurais, projeto piloto do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.