O Hospital Regional de Patos de Minas é referência em atendimento de traumas para 33 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, mas os procedimentos de alta complexidade realizados na unidade hospitalar nunca foram reconhecidos pelo Ministério da Saúde. Foram 10 anos de espera até que, finalmente, o serviço de assistência de Alta Complexidade de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Regional Antônio Dias foi aprovado pelo Ministério da Saúde.

Os Serviços de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Regional de Patos de Minas são realizados há mais de 20 anos, mas nunca receberam recursos do Ministério da Saúde. O custeio sempre foi feito pelo Governo do Estado. Para se ter uma ideia, a manutenção do Hospital Regional Antônio Dias custa em torno de R$ 7 milhões por mês e o Ministério da Saúde disponibiliza apenas R$ 1 milhão.

Com mais recursos vindos do Ministério da Saúde, a Fundação Hospitalar de Minas Gerais – FHEMIG – que mantêm o Hospital Regional, poderá liberar novos serviços. Segundo a Superintendente Regional de Saúde, Noemi Portilho, há um pedido para que seja autorizada a manutenção dos leitos de UTI que foram abertos para Covid19. Desta forma, o Hospital Regional passaria de 9 para 20 leitos de UTI.

O aumento de mais de 100% no número de leitos de UTI possibilitaria que o Hospital Regional Antônio Dias aumentasse consideravelmente os atendimentos que são disponibilizados para a população. O prefeito Luís Eduardo Falcão comemorou o credenciamento dos Serviços de Traumatologia e Ortopedia junto ao Ministério da Saúde e espera que os serviços disponibilizados a população possam ser ampliados.