A APAE de Patos de Minas está completando hoje 49 anos de história. Para comemorar a data, a instituição realizou um dia de novidades para os alunos. Teve contação de história, música e várias surpresas. Quem esteve presente na comemoração foi o Deputado Estadual Dr. Hely Tarquínio. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar a destinação de R$300 mil para a APAE por meio de emenda impositiva.

Fundada em 1972, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos de Minas vem transformando a vida de várias crianças, adolescentes e adultos. De acordo com o Presidente da instituição, João Batista, a APAE transforma vidas por meio da assistência social, educação e saúde. Segundo ele, a unidade realiza esses trabalhos e atende pessoas da cidade e também dos 32 municípios da macrorregião de Patos de Minas.


Ele ressaltou a importância do trabalho que é feito pela entidade em prol de crianças, adolescentes e adultos que precisam de uma atenção especial. Elisangela Fernandes, administradora da APAE contou que é gratificante fazer parte da vida de pessoas tão especiais. Segundo Elisângela, são mais de 250 alunos e mais de 1000 atendimentos feitos na unidade. Ela disse que as famílias levam seus filhos para a APAE com a certeza de que eles estarão no melhor lugar e com os melhores profissionais.

"Nosso objetivo é fazer com que eles tenham seus direitos garantidos e que tenha qualidade de vida e que sejam respeitados" disse ela. Preocupado com causas sociais em Patos de Minas, o Deputado Estadual Dr. Hely Tarquínio esteve presente nas comemorações e comunicou a destinação de R$300 mil para a APAE por meio de duas emendas parlamentares. Segundo o Deputado, que também é da área da saúde, o bem estar das pessoas e a qualidade de vida é uma de suas preocupações e prioridades enquanto parlamentar.


"Tenho certeza de que esse valor vai contribuir para que a instituição possa dar continuidade ao trabalho de excelência que vem fazendo com seus assistidos" disse o Dr. Hely.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos de Minas (APAE) é uma associação onde, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir, tratar a deficiência, promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência. As APAEs têm como principal missão prestar serviços de assistência social no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade para os objetivos relacionados abaixo:

- Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, buscando assegurar a todos os alunos o pleno exercício da cidadania.

- Propiciar, através de metodologias específicas, condições para que a pessoa deficiência desenvolva seu potencial, melhorando sua qualidade de vida.

- Oferecer diferentes possibilidades técnicas e pedagógicas para melhor preparar a pessoa portadora de necessidades especiais para a vida em sociedade.

Sensibilizar a sociedade para a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, tentando eliminar preconceitos e ampliando a consciência social quanto ao papel da comunidade no desenvolvimento deste segmento.