O 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas promoveu uma solenidade na manhã desta segunda-feira (30) repleta de homenagens para comemorar o aniversário de 110 anos da instituição. Militares e civis que contribuíram e contribuem com o trabalho do Corpo de Bombeiros de salvar vidas receberam medalhas e troféus em reconhecimento e agradecimento pela parceria.

A solenidade foi no Centro de Convenções e Eventos do Unipam. Militares do Corpo de Bombeiros receberam medalhas. Imagine passar 28 anos na instituição sem receber nenhum tipo de punição? Esses, como o tenente Fernandes, foram agraciados com a medalha padrão ouro. Aqueles que estão há 15 anos nesta mesma condição receberam a medalha grau prata e os militares com 10 anos de serviços prestados com excelência receberam a medalha grau bronze.

Durante a comemoração do aniversário de 110 anos, o comando do Corpo de Bombeiros também homenageou as entidades que trabalham em parceria com a instituição. Entre os agraciados está o Cetras – Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres. É para lá que são encaminhados os animais resgatados pelas equipes do Corpo de Bombeiros na região. O médico veterinário do Cetras, Rafael Ferraz, agradeceu pelo reconhecimento.

A entrega das homenagens foi feita pelo comandante do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, major Tiago Duarte e pelo comandante do 2º comando operacional de Bombeiros Militares, coronel André Humia Casarim. “ É o momento de agradecer a cada bombeiro militar e cada parceiro da comunidade que nos apoia a estar sempre buscando com excelência os nossos serviços”, disso o coronel.

As autoridades presentes à solenidade destacaram a importância da instituição para a sociedade, sempre presente para salvar vidas. “Qual criança não sonhou em ser bombeiro na infância”, lembrou o promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior. O juiz de direito, Vinícius de Ávila Leite também ressaltou a confiança da população na instituição.

Nova unidade na região

O comandante do 2º comando operacional de Bombeiros Militares, coronel André Humia Casarim, também falou sobre a instalação de mais um Pelotão de Bombeiros, desta vez na cidade de João Pinheiro. Questionado sobre a necessidade de aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros em Patos de Minas, ele disse que os 20 bombeiros designados para a unidade de João Pinheiro, poderão desafogar um pouco a demanda na região.