O gestor ambiental e conselheiro do Cima, Codema e Colmeia, Civuca Costa, está propondo a criação de um “Vale Verde” em Patos de Minas. A inciativa apresentada durante o lançamento do Programa de Educação Ambiental no último sábado (23), consiste na troca de materiais recicláveis por vale alimentação.

Segundo Civuca Costa, a ideia é fazer com que as pessoas adotem a prática da separação de materiais e ainda garantam uma boa refeição. "Nossa proposta vai além da preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade. É uma ação de inclusão social e educação ambiental com o gesto simples de troca de recicláveis por comida de boa qualidade que é produzida no restaurante popular de Patos de Minas", ressalta o proponente do projeto socioambiental.

Civuca explicou que o projeto consiste em trabalhar em cima de três eixos: Criar na população o hábito de separar o lixo reciclável; sensibilizar a comunidade para a correta destinação final dos resíduos e promover a segurança alimentar com a troca do material reciclável por refeição.

Civuca disse que, após apresentar a ideia e perceber a boa aceitação do projeto, irá formular e formatar a proposição de um projeto de lei que será encaminhado ao legislativo e executivo de Patos de Minas, para análise no campo jurídico e financeiro para que possa ser aprovado e em seguida colocado em vigor.