Uma visita ao Parque Ecológico do Rio Paranaíba nessa segunda-feira (18) mostrou que o lugar não está sendo cuidado como deveria. O secretário do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – Ivanildo Alves, gravou vídeos no local para denunciar a poluição da área de preservação permanente.

Além de danos da tubulação que causa vazamentos de esgoto e poluição do Rio Paranaíba, a grande quantidade de pneus velhos jogados no interior do Parque Ecológico chamou a atenção. Muitos deles estão cheios de água e servindo de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.

O local onde os pneus foram encontrados fica nos fundos da Minas Mais Alimentos, próxima a captação de água da Copasa no bairro Cidade Nova. No ano passado, o Patos Hoje mostrou a reclamação de moradores, que sofriam com uma infestação de pernilongos sem precedentes. Nem as telas de proteção eram suficientes para conter os insetos. A preocupação agora é com a Dengue. Segundo o último boletim da Prefeitura, mais de 1400 casos já foram notificados.

Além da sujeira, segundo o conselheiro do CODEMA, o Parque Ecológico está sendo usado para a criação de animais, como cavalos e porcos. Ele cobrou da Administração Municipal a limpeza do lugar e um cuidado maior para evitar a degradação da área ambiental.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, ainda esta semana será feita uma intervenção no local para garantir a preservação do Parque Ecológico do Rio Paranaíba.