A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SETTRAM) realizou na manhã desta quarta-feira (22) o lançamento da terceira edição do projeto Cidadania no Trânsito. Quatro palestras foram ministradas por autoridades e por uma jovem que ficou tetraplégica após ser vítima de um acidente em 2016.

Os alunos que cursam o 3° ano do Ensino Médio das escolas Abílio Caixeta de Queiroz e Paulina de Melo Porto foram convidados para o lançamento. O objetivo da SETTRAM é que o projeto seja realizado todos os meses e que todas as escolas, que tem o ensino médio, participem. A escolha dessa faixa etária é devido a maioria dos alunos saírem do ensino médio e já terem idade para obter habilitação.


A primeira palestra foi com uma Agente de Trânsito, compartilhando a realidade do dia a dia. Paulo Ferreira, ex-servidor do SAMU palestrou sobre dados de acidentes de trânsito e experiências socorrendo vítimas de acidentes. Sargentos da Polícia Militar compartilharam suas experiências. Encerrando as palestras, Barbara Oliveira, que ficou tetraplégica ao sofrer um acidente de carro, que caiu dentro do Córrego do Monjolo em 2016. A jovem compartilhou sua vivencia após o acidente e disse que a iniciativa é positiva na conscientização sobre o tema.

“A nossa intenção é de que esses jovens que estão ingressando no trânsito já cheguem com uma conscientização melhor, sobre os cuidados que temos que ter no trânsito”, afirmou Raul José, Diretor de Mobilidade.