Os alunos do primeiro ano da Escola Estadual Marcolino de Barros convidaram o prefeito Luís Eduardo Falcão para um café na manhã desta quarta-feira (17). O projeto Jovem na Política teve o intuito de tirar dúvidas e questionar o prefeito a respeito dos trabalhos na cidade. Os idealizadores do projeto conversaram com a direção da escola que de imediato aprovou a ideia e fez o encontro acontecer entre o prefeito e os alunos.

De acordo com Isabella Castro, idealizadora do projeto, tudo começou depois que o chefe do executivo patense postou em suas redes sociais que, o adolescente que tirasse a melhor foto se vacinando iria comer uma pamonha com ele em seu gabinete. “Eu precisava ganhar essa pamonha”, disse ela. Isabella ainda disse que o prefeito gostou da foto e lhe mandou um pix para que ela comprasse a pamonha. “A partir daí eu comecei a conversar com ele e o convidei para que ele viesse até a nossa escola conversar com os alunos sobre política”, relatou Isabella.

A adolescente de 15 anos disse que houve uma conversa na escola para que os alunos construíssem um projeto e só assim a presença do prefeito fosse justificada. “Nós tivemos a ideia de trazê-lo aqui e a escola nos disponibilizou o espaço e então nós decidimos abrir espaço para que os alunos pudessem tirar algumas dúvidas a respeito do mandato dele”.


A diretora da escola Bruna Aparecida, disse que a iniciativa dos alunos foi muito bacana e nós sabemos que isso é muito importante para que esse protagonismo infantil seja vivenciado na escola. Achei que foi muito produtivo e gostaria de parabenizar os alunos pelo café da manhã com o prefeito”, disse ela. Além disso, Bruna cobrou mais efetividade das empresas de Patos de Minas no sentido de oferecer oportunidade para trabalhos de menor aprendiz. “Nós sabemos o quanto esses jovens precisam trabalhar. Além do dinheiro, o trabalho oferece para eles mais responsabilidade, compromisso e desenvolvimento. Acho que as empresas precisam dar esse incentivo para os alunos, pois desse modo todos saem ganhando”, disse Bruna.


Segundo o aluno Iuri Manoel, outro idealizador do projeto, as perguntas que foram feitas para o prefeito, foram construídas dentro de sala de aula com a supervisão de um professor. Iuri disse que os questionamentos fazem parte do trabalho que o prefeito vem fazendo na cidade e também de projetos futuros. “Eu acho até que ele sabia das perguntas porque respondeu a todas e conseguiu esclarecer muito as nossas dúvidas”, disse Iuri.


O prefeito Luís Eduardo Falcão respondeu perguntas sobre mobilidade urbana, obras, saneamento básico e também sobre estradas rurais. Segundo ele, é muito importante que adolescentes se interessem cada vez mais pela política para que a cidade sempre esteja em progresso. Falcão disse que essa interação com adolescentes também refletem o bom trabalho que a prefeitura vem fazendo por Patos de Minas. Além disso, o prefeito falou sobre as dificuldades de se administrar e sobre a realidade do dia a dia na Prefeitura Municipal. “Fiquei muito feliz com o nível de informação e consciência dos alunos, foi muito gratificante pra mim”, disse o chefe do executivo.