O boletim da dengue confirmou o cenário apontado pelo primeiro LIRAa de 2023, que apontou alto risco de infestação predial por Aedes aegypti em Patos de Minas (5,7). Do início do ano até esta quinta-feira (16), foram 533 notificações da doença, com 179 confirmações por enquanto.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o número de notificações até o momento chega a ser três vezes maior em comparação ao mesmo período do ano passado. É um alerta, segundo a Epidemiologia, que convoca a população para assumir o seu papel de protagonista na luta contra o mosquito.

O poder público tem feito o dever de casa, inclusive intensificando os mutirões de limpeza. O fumacê também será utilizado em locais onde há indicação, a começar pelos bairros Jardim Panorâmico e Jardim Vitória nos dias 17, 22, 25 e 28 de fevereiro.

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), realizará controle vetorial químico, o popular fumacê, em algumas regiões da cidade. A medida visa combater o Aedes aegypti na forma adulta, sendo necessário que a população continue apoiando no combate aos criadouros do inseto.

A aplicação do fumacê não pode ser realizada de forma indiscriminada. Importante ressaltar que essa estratégia segue critérios rígidos do Ministério da Saúde, sendo utilizada em situações nas quais há grande quantidade de casos positivos da doença. Conforme cronograma de trabalho, a princípio a pulverização será realizada nos bairros Jardim Panorâmico e Jardim Vitória. A ação acontecerá em quatro dias distintos (conforme descrito nos posts), no horário das 7h às 10h. Confira os locais específicos onde haverá aplicação de fumacê.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas