Referência em tratamento de alta complexidade para 33 municípios da região, o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, finalmente foi habilitado como unidade de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia pelo Ministério da Saúde. A portaria foi publicada nesta terça-feira (19/4) no Diário Oficial da União.
Com isso, passa a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado de Minas Gerais e do Município de Patos de Minas o recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada, no valor anual de R$ 496 mil.
A diretora do HRAD, Valéria Costa Queiroz, afirma que a habilitação representa uma grande conquista para a unidade. “Por sermos referência em traumas para a macrorregião Noroeste de Minas Gerais, há mais de duas décadas, a unidade vem pleiteando esse reconhecimento, uma vez que realiza tratamentos de alta complexidade, como procedimentos cirúrgicos de coluna, quadril, artroscopia de joelho, ombro, mão, entre outros. A habilitação, além de consolidar a vocação institucional no atendimento de alta complexidade, proporciona também incremento no faturamento hospitalar”, disse.
Para a diretora assistencial da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Lucineia Carvalhais, a chegada da habilitação federal reforça a vocação da unidade como centro de atenção especializado nesta linha de cuidado.
“O HRAD já cumpria esse papel regional com impacto territorial enorme, sendo referência para, aproximadamente, 700 mil habitantes, e garantindo acesso a insumos e tratamentos de extrema qualidade que, até então, eram custeados pelo orçamento da Fundação. Então, isso é muito mais que um reconhecimento. A habilitação vem demarcar, de forma mais nítida, o papel da unidade, deixando claro que aquilo que já executamos é, de fato, nossa missão e futuro como prestadores do cuidado de alta complexidade em Traumato-Ortopedia”, ressalta Lucineia.
A secretária municipal de saúde de Patos de Minas, Ana Carolina Magalhães Caixeta, endossa a importância do reconhecimento federal para o serviço. “É uma habilitação esperada por anos. Irá agregar muito à assistência para atendermos mais e melhor. Sem dúvidas, uma conquista histórica, que irá aumentar nossa capacidade. Estamos muito felizes”, conclui.
Comentário mais curtido:
SÉRGIO NOVA FLORESTA
SERA QUE É VERDADE TENHO UMA TIA DA MINHA ESPOSA QUE ESTA NA SANTA CASA AGUARDANDO UMA CIRURGIA E ATE AGORA NADA , SE NÃO TIVER CUIDADO E CAPAZ DELA MORRER SEM FAZER A CIRURGIA.
Jet kisss
20/04/2022 11:21De que adianta se a prioridade são dos acidentados?
Hulk
20/04/2022 10:29Agora será que todos que estão esperando às cirurgias na Santa casa terão prioridade? Teoria e uma coisa na prática e outra!
BONOSSAURO
20/04/2022 10:01Não vamos esquecer dos nomes dos vereadores que votaram a favor do reajuste de 25% dos próprios salários: Vicente de Paula Souza - João Marra - José Carlos da Silva ( Carlito ) - Mauri da JL - Cabo Batista - Professora Beth - Gladston Gabriel - Bartolomeu Ferreira - Nivaldo Tavares. Vcs não serão esquecidos! Em toda notícia postada aqui, comentaremos os nomes de vcs! Não serão reeleitos! e o Itamar André!
LCG
20/04/2022 09:09Reflexão: Tudo que vier para atender melhor o contribuinte usuários do SUS é bem vindo. Porém, falta médico especialista. Não adianta habilitar e privatizar como o Governador ZEMA é o Prefeito Falcão querem. Imagina, mais dinheiro para os empresários terem mais lucros. Torço para o Regional. Meus irmãos foram muito bem atendidos neste hospital.
AJP
20/04/2022 08:17Não adianta nada habilitar o servço se não tem profissionais para prestá-lo.
Lmfs
20/04/2022 06:15Tenho medo disso tudo e muita notícia pra pouco serviço 😔
Simples
20/04/2022 05:42Ótimo,poderiam tentar levar a oncologia p lá tb,ao invés de insistir na Santa casa q até agora vi só propaganda,pois ninguém consegue os atendimentos dos leitos,blocos e mais um monte de coisas q inauguraram lá,o regional tem estrutura p td isso,igual São Lucas tinha mais ficam insistindo em abrir hospital para mostrar na midia,se tentasse o regional p habilita a cirurgias da oncologia o médico cirurgião não teria ido trabalhar em uberlandia,cadê q ninguém sabe q todos q precisa da cirurgia tem q ir p Uberaba.O cancer não espera ele evolui rápido as pessoas precisam operar é no início,vai fazer 1 ano q não tem cirurgia aqui,imaginem quantas pessoas não conseguiu esperar essa burocracia!
111111
20/04/2022 16:16Meu pai foi para santa casa foi muito bem atendido.Acho o seguinte a santa casa so veio para agregar na nossa cidade mais nao e rabido as coisas nao sao rabitas principalmente no nosso pais
SÉRGIO NOVA FLORESTA
19/04/2022 22:52SERA QUE É VERDADE TENHO UMA TIA DA MINHA ESPOSA QUE ESTA NA SANTA CASA AGUARDANDO UMA CIRURGIA E ATE AGORA NADA , SE NÃO TIVER CUIDADO E CAPAZ DELA MORRER SEM FAZER A CIRURGIA.
Edu
20/04/2022 08:05Sinto informar, más não vai mudar nada no atendimento, não vai aumentar leitos ortopédicos nem aumentar número de cirurgias. apenas as cirurgias ortopédicas ditar de alta complexidade receberão repasse do governo federal (ou seja poderão se faturadas). Matéria apenas para fazer graça. Para o paciente pouco importa se é pago pelo governo municipal, estadual ou federal (é tudo imposto pago por nós) o que importa é conseguir a cirurgia!