Com a proximidade das festas de fim de ano, em especial o Natal e o Réveillon, técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) intensificam, neste mês, a fiscalização dos principais itens consumidos, para garantir que nenhum dano seja causado aos empreendedores e à sociedade.

Alimentos como carnes, frutas secas, panetones, doces e vinhos, bem como brinquedos e luminárias estão entre os principais itens verificados. O diretor-geral do Ipem-MG, Luiz Carlos Siviero Farias, explica que os fiscais conferem, por exemplo, se o peso do alimento indicado no rótulo corresponde à quantidade real do produto a ser adquirido, para que os empreendedores não sejam lesados ao comprarem da indústria/distribuidor. Já os consumidores, por sua vez, só paguem pela quantidade que está sendo indicada na embalagem.

Com relação aos brinquedos, é obrigatório que eles possuam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A chancela garante que o produto não oferece riscos à segurança das crianças, se utilizado de acordo com as recomendações de faixa etária e das instruções de uso.

Quanto às luminárias, as mais comuns são os pisca-pisca e a mangueira com lâmpada de led. “As pessoas devem observar se o plugue contém a marca do Inmetro, se a embalagem traz informações em português, além de dados do fabricante/importador, potência máxima do conjunto em watt (W) e a tensão que se destina em volt (V)’, orienta Luiz Farias.

Ouvidoria

Caso o consumidor suspeite ou encontre alguma irregularidade, o fato pode ser registrado na Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do fale conosco, pelo endereço eletrônico [email protected] ou no telefone 08000 335 335.

Fonte: Agência Minas