Depois de passar dois anos se equilibrando para controlar a Covid-19, Patos de Minas corre o risco de enfrentar uma nova epidemia, desta vez de Dengue. Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta à população. Em vídeo gravado na tarde de hoje, a titular da pasta, Ana Carolina Magalhães Caixeta, explica que a doença está se disseminando de forma muito rápida, levando mais de cem pessoas por dia aos postos de atendimento.

Ana Carolina explicou que a situação em Patos de Minas já é considerada epidemia tendo vem vista que o município registrou 451 casos notificados por 100 mil habitantes nas últimas quatro semanas epidemiológicas, número que supera os 300 suficientes para caracterizar epidemia de dengue. Do início do ano até agora, são aproximadamente mil casos notificados.

“O cenário é sim de alerta e responsabilidade coletiva. Combater o Aedes aegypti é dever de todos, não só do poder público”, destacou o comunicado enviado pela Prefeitura. A orientação é para que as pessoas vistoriem seus quintais e recolham todo tipo de material que possa acumular água. Uma tapinha de garrafa cheia de água é suficiente para que o mosquito Aedes Aegypti se reproduza.