O advogado de Patos de Minas, Rodrigo Carvalho, diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda, realizou nessa quinta-feira (21) o transplante de medula. O procedimento aconteceu como esperado e ele passa bem. No entanto, o resultado só será conhecido daqui a algumas semanas. Por isso, a família está fazendo uma corrente de orações para que tudo realmente termine como o esperado.

O Patos Hoje conversou com o pai de Rodrigo, nesta sexta-feira (22). Marcelo Alves de Oliveira, que foi também o doador, explicou como foi o procedimento, ocorrido no Oncobio de Belo Horizonte. “Graças a Deus ele está bem. Agora, é esperar a medula ‘pegar’”, exclamou. Segundo ele, primeiro devem ser aguardados de 16 a 20 dias. Se o corpo reagir bem ao transplante, aí terão que ser aguardados mais 45 dias. “Ele não pode sair do hospital e não pode receber visita”, disse.

Por isso, ele afirmou que o filho agradece as orações de todos até o momento, mas que não parem de rezar. “Temos muita fé que ele vai se curar. Precisamos muito de oração. Tudo que tive até o momento foi fé”, exclamou. Marcelo encaminhou para o Patos Hoje imagens de Rodrigo sorrindo logo após o procedimento, ainda em cima da maca do hospital, e com os médicos que realizaram o transplante ao fundo. Ele reforçou o pedido para que todos continuem com as orações.

O diagnóstico

No dia 27 de abril deste ano, dores muito fortes na panturrilha esquerda levaram o advogado Rodrigo Carvalho, de 26 anos, para o hospital. No início, os sintomas levaram os médicos a suspeitarem de uma trombose e de uma contratura. Foram quatro dias de internação, Rodrigo recebeu alta, mas uma forte infecção o levou de volta para o hospital. No dia 13 de maio veio o diagnóstico de leucemia.

Rodrigo foi para Belo Horizonte e os exames complementares apontaram para uma Leucemia Mieloide Aguda, cuja cura depende de um transplante de medula. Desde então, parentes e amigos do advogado trabalham em uma campanha para incentivar as pessoas a se tornarem doadores de medula óssea. O movimento no Hemocentro de Patos de Minas aumentou muito e as esperanças de Rodrigo também.

O transplante de medula

Para receber o transplante, o paciente é submetido a um tratamento que ataca as células doentes e destrói a própria medula. Então, ele recebe a medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue. Uma vez na corrente sanguínea, as células da nova medula circulam e vão se alojar na medula óssea, onde se desenvolvem.