O Tribunal do Júri se reuniu nesta quarta-feira (19) para julgar Enoque Gonçalves Ribeiro de 57 anos. Ele foi acusado de tentar matar o vizinho Daniel Silva Soares em 2013. Os dois não tinham um convívio amistoso e Enoque, se aproveitando que Daniel estava distraído, desferiu golpes de enxada causando ferimentos consideráveis na vítima. Ele foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Enoque agiu por motivo fútil e também dificultou a defesa da vítima. Após os embates entre acusação e defesa, os jurados acolheram na íntegra a denúncia do Ministério Público e Enoque foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão em regime semiaberto.

Os fatos:

Segundo denúncia do Ministério Público, os vizinhos não tinham um convívio amistoso. No dia 28 de fevereiro de 2013, Enoque realizava reparos no muro que divide as duas residências que ficam no bairro Nossa Senhora Aparecida. Em determinado momento, Enoque deixou cair um pouco de sujeira do lado do vizinho e também no passeio.

O acusado então se apossou de uma enxada e desferiu um golpe na vítima que caiu no chão desfalecida. Não satisfeito, Enoque ainda desferiu mais golpes e só parou depois que a enxada se soltou do cabo de madeira. Algumas pessoas que estavam próximas, atiraram pedras em Enoque na tentativa de fazer com que ele parasse as agressões.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu em flagrante o agressor que, mesmo preso, ainda ameaçou a vítima dizendo que iria matá-la.