Quem não conhece pelo menos um integrante da família Caixeta? Eles são tradicionais na região de Patos de Minas, fato comprovado por estudo que estará mais acessível à população. Um diversificado acervo foi doado ao Museu da Cidade de Patos de Minas – MuP - pelo administrador Antônio Caixeta. Ele passou mais de 35 anos de sua vida investigando a origem do sobrenome e o histórico da família.

Caixeta é um sobrenome bastante comum em vários estados brasileiros, sobretudo em Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná. A pesquisa concluiu que Minas é o berço dessa família, e os primeiros moradores que carregaram o sobrenome instalaram-se especialmente nas regiões de Ouro Preto e Patos de Minas.

Dados do estudo revelam que os antepassados dos Caixetas viveram na região da Espanha conhecida como Catalunha. Posteriormente, devido ao movimento de migração, alguns foram para Portugal e outros para a Itália. No Brasil, a história da família remonta a meados do século XVIII.

Antônio reside em Goiânia, mas decidiu doar o acervo para as instituições de Patos de Minas (arquivo e museu) pelo fato de o município ser uma das regiões de origem dessa família em Minas Gerais. “Minha intenção é que o trabalho realizado torne-se acessível para o público em geral e que as informações levantadas sirvam às gerações futuras”, informou Antônio Caixeta.

O material é composto por itens como livros, quadros, fotos e brasões. Além de enriquecer o acervo do MuP, a doação possui grande importância para o trabalho de pesquisadores da região, de Minas e do Brasil, que podem ter acesso à história da genealogia dessa família.