A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) está com inscrições abertas para o 4º Prêmio Emater de Criatividade Rural. O concurso, cujas inscrições vão até às 16h do dia 31 de julho, é dirigido a agricultores e pecuaristas que apresentem projetos assistidos por extensionistas de instituições públicas ou privadas de serviços de assistência técnica e extensão rural.

O Prêmio Emater de Criatividade Rural tem como objetivo estimular, identificar e divulgar inovações tecnológicas, em sistemas de produção e processamento de produtos agropecuários, realizados por agricultores e pecuaristas. A proposta é que os inventos gerem impacto positivo no campo social, econômico, cultural e ambiental, segundo o edital da empresa pública mineira.

“Nossa intenção, ao criar o concurso em 2006, foi abrir espaço para a troca de conhecimentos. Estimulamos os agricultores e eles motivam outros. É mais uma ação da Emater para melhorar a qualidade de vida das famílias rurais”, explica o presidente da Emater, José Silva. Segundo ele, o maior mérito do prêmio está em valorizar e estimular as boas ideias de agricultores e pecuaristas para melhorar a vida no campo. Com três edições, o Criatividade Rural já premiou 13 agricultores no Estado. “Ideias simples, mas que facilitam as tarefas de rotina”, ressalta Silva.

Para o coordenador do concurso, Waldyr Pascoal Filho, a iniciativa é um estímulo para que os produtores rurais superem dificuldades vividas no dia-a-dia. “É uma oportunidade que o produtor tem de resolver problemas como falta de energia, equipamento para produzir, entre outros. Muitas vezes ele não tem recursos para resolver dificuldades, então ele inventa, busca soluções criativas e proveitosas para diminuir gastos na produção, aumentar a renda familiar e agilizar o trabalho”, afirma. Ainda segundo o técnico, a premiação do concurso mobiliza produtores rurais na busca de soluções para os próprios desafios.

Prêmio

O concurso Criatividade Rural premia os cinco primeiros classificados (produtor e técnico responsável), cujos projetos obtiverem maior pontuação. Os recursos são do Banco do Brasil, patrocinador do evento.

Em 2008, foram premiados os seguintes equipamentos: Rebobinador de fita gotejadora (1º lugar), do produtor José Alves da Fonseca, do município de Mateus Leme; Bomba de água com bicicleta (2º lugar), do produtor Eterno Donizetti de Souza, do município de Limeira do Oeste; Prensa apuradora de cera de abelhas (3º lugar), do agricultor Francisco de Assis Souza, do município de Dom Joaquim; Pedalando e iluminando (4º lugar), de José Lourenço Ribeiro, do município de Capitólio; e Roçadeira mecânica manual (5º lugar), do agricultor Manoel Aparecido de Souza, do município Jaíba.

Os projetos vencedores do Prêmio Criatividade Rural são divulgados em evento comemorativo, no auditório central da Emater, em Belo Horizonte, no final do ano. Mais informações do evento e das inscrições podem ser obtidas no site da Emater, nos endereços eletrônicos: [email protected] e [email protected] ou pelo telefone: (31) 3349- 8273.