O gigantesco armazém da CASEMG, localizado às margens da MGC 354 em Patos de Minas, se tornou alvo de vândalos e ladrões. Em situação de abandono, a enorme estrutura está sendo depredada e seus equipamentos sendo furtados. A reportagem do Patos Hoje esteve no local e viu de perto a situação em que o armazém se encontra.

A Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais – CASEMG – foi criada na década de 50 para armazenar e ensilar produtos do agronegócio, efetuar transbordo rodoferroviário, tratamento fitossanitário preventivo e curativo, além de limpeza e secagem de mercadorias. A Companhia possui armazéns e silos nas principais regiões produtoras de Minas: Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste Mineiro e Sul de Minas.

Em Patos de Minas, a CASEMG possuía duas unidades. A primeira, localizada no bairro Cristo Redentor, foi vendida e hoje abriga o Hipermercado ABC. A segunda permanece em situação de abandono. A enorme estrutura, com três septos, tem capacidade para armazenar até 15 mil toneladas de grãos, mas não está sendo utilizada.

No ano passado, o Governo decidiu acabar com o CASEMG. Entretanto, a administração não conseguiu dar uma destinação ao enorme patrimônio da central de abastecimento. Sem cuidados, a estrutura gigantesca localizada em Patos de Minas se tornou alvo dos ladrões.

Há alguns dias, a Polícia Militar foi acionada para evitar mais furtos na unidade. Segundo o boletim de ocorrência, os militares chegaram a ouvir vozes dos ladrões, mas eles fugiram pelos tuneis que existem embaixo da estrutura. O veículo que eles usavam para furtar cabos e motores foi apreendido. Uma grande quantidade de cabos cortados foi apreendida.

No local, os danos causados pela falta de cuidados e pelos atos de vandalismos são evidentes. Os equipamentos foram todos danificados para a retirada de cabos. Motores também estão sendo furtados. Um prejuízo incalculável.