Acontece no próximo sábado (04), no sítio Chapecó em João Pinheiro, o 1º Encontro Sucroenergético do Noroeste Mineiro. O encontro será das 14h às 21h e vai destacar a importância da produção de açúcar, etanol e bioenergia para a região, além de aproximar as grandes usinas de produtores e empresários fornecedores do setor. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla.

Com o tema “Energia verde do Brasil para o mundo”, o Sucronoroeste terá palestras, apresentações de usinas e painéis sobre cases de sucesso de encadeamento produtivo, mulheres produtoras e agronegócio. “O evento tem o objetivo de fortalecer o segmento da região, atualizar os participantes sobre as novidades do setor e envolver todos os atores da cadeia produtiva da cana-de-açúcar”, destaca a analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende.

O 1º Encontro Sucroenergético do Noroeste Mineiro é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de João Pinheiro, CDL/João Pinheiro, Destilaria Rio Cachimbo, SIAMIG, Bevap Bioenergia, WD Agroindustrial, Destilaria Vale do Paracatu (DVPA), Destilaria Veredas e Sebrae Minas.

Encadeamento produtivo

O maior município de Minas Gerais, em extensão territorial, João Pinheiro também vem se destacando, nos últimos anos, na geração de emprego e renda do Noroeste do estado, tendo o setor sucroenergético como principal propulsor do desenvolvimento econômico local.

Desde 2018, o Sebrae Minas atua no fortalecimento do setor, por meio do ‘Programa de Encadeamento Produtivo’. A ação capacita empresas fornecedoras da região – atuais e potenciais – em busca do aperfeiçoamento dos seus serviços para atender plenamente as exigências, condições e critérios demandados pelas grandes corporações.