Você está satisfeito com os serviços da Copasa? Cobrança da taxa de esgoto completa 11 anos

Há exatos 11 anos os consumidores patenses recebiam os primeiros talões de água com a inclusão da tarifa de esgoto.

publicado em 28/07/2020, por Maurício Rocha


Sede da Copasa em Patos de Minas.

Há exatos 11 anos os consumidores patenses recebiam os primeiros talões de água com a inclusão da tarifa de esgoto. O contrato assinado no final de 2008 começou a vigorar em 2009 e o preço do acordo entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Copasa chegou para a população em julho daquele ano. A promessa era de que a Companhia faria alto investimento para coletar e tratar o esgoto, mas os anos seguintes foram marcados por queixas e muitas polêmicas.

A Companhia não cumpriu quase nenhum dos prazos estabelecidos para a execução das obras necessárias para o tratamento do esgoto em Patos de Minas. A construção de elevatórias e a da própria Estação de Tratamento de Esgoto se transformou em uma grande novela. O contrato acabou se tornando alvo de ações na Justiça, a mais conhecida delas uma Ação Civil Pública com mais de 10 mil proponentes.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A Copasa chegou a ficar um mês sem cobrar a tarifa de esgoto por determinação da Justiça, mas conseguiu reverter em segunda instância. A ação continua tramitando em meio a outras ações movidas pelo Ministério Público. A Companhia é alvo de denúncias, por falhas no tratamento do esgoto, o que causa a poluição do meio ambiente, principalmente do Rio Paranaíba.

Em 2018, a Companhia reconheceu o erro e chegou a propor a devolução de R$ 16,8 milhões para os consumidores, ao mesmo tempo em que faria um aumento da conta. O Prefeito José Eustáquio fez uma contraproposta pedindo que pedia a devolução do dinheiro cobrado dos contribuintes por nove anos, tempo em que cobrou a tarifa sem fazer o tratamento do esgoto.

O tempo passou e a Copasa sequer apresentou uma resposta oficial. Onze anos se passaram e os consumidores continuam pagando a conta, sem ter a quem recorrer. Por isso, nessa terça-feira (28) o Patos Hoje vai promover um debate para falar sobre a situação da Copasa em Patos de Minas. O Programa Contraponto, a partir das 17h30, vai relembrar os fatos que marcaram os últimos anos da Companhia na cidade.

E o Patos Hoje quer saber:

Autor: Maurício Rocha Postado em 28/07/2020
Compartilhe:

70 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Arqueiro verde | 1 semana, 3 dias atrás

    Essa copasa é literalmente uma... .????

    2 0 Responder

  • Demae | 1 semana, 6 dias atrás

    Abra licitação o demae em Uberlândia fez a despoluição do rio Uberabinha

    2 0 Responder

  • . | 2 semanas atrás

    Bastante insatisfeito, esse sábado e domingo sem fornecimento de água, e ainda cobram esse absurdo de taxa de esgoto sendo que o esgoto e jogado no nosso próprio rio.

    6 1 Responder

  • wander | 2 semanas atrás

    VÁRIOS ANOS ESTAMOS PAGANDO MUITO CARO POR COLETA DE ESGOTO E O SERVIÇO NÃO ESTÁ SENDO FEITO. O PROCESSO CONTRA ESSA EMPRESA ESTÁ PARADO ENGAVETADO EM BH

    9 0 Responder

  • wander | 2 semanas atrás

    ESWSA EMPRESA TEM QUE SER PRIVATIZADA URGENTE.

    6 1 Responder

  • Patriota | 2 semanas atrás

    COPASA ? existe Corrupção nessa impressa, deveriam ser investigados !!! Mas a justiça e leiga!! COPASA IMPRESSA MALANDRA E CAPITALISTA !!

    8 0 Responder

  • Observadora | 2 semanas atrás

    Nossa... Tem gente que abre a boca só para reclamar. Não perde oportunidade de falar mal do outro... Se está ruim assim, imagina sem este serviço tão essencial que é o fornecimento de água... Povo conversa demais afff.

    3 30 Responder

    uai - 2 semanas atrás

    Vc só pode ser funcionária da Copasa, cobram taxa de esgoto sem prestar o serviço, abrem buracos pra consertar rede e nunca mais fecham, as contas oscilam de valor absurdamente sem explicação, o serviço realmente é essencial mas não existe só ela de empresa, se continuar ruim assim DEVE trocar de empresa. Nós pagamos pelo serviço, a copasa não ta fazendo favor nenhum, ela tem a obrigação de prestar um serviço de qualidade. Será que toda a população de Patos esta errada de reclamar e só vc bonitona dona da razão está certa?

    11 2

    Rocha catireiro - 2 semanas atrás

    Se você paga pelo serviço, tem o direito de exigir qualidade por ele

    9 1

  • Obs | 2 semanas atrás

    A Copasa está deixando npra fazer a leitura 333 días,espertos..se passar 2 m vai p 38,00 a mais na conta por causa dessa porcaria de TAXA DE ESGOTO...Agora vai ter eleições... Aparece uns candidatos para fazer campanha e iludir o Povo ... falando que vai tirar a taxa de Esgoto...Diga não a CANDIDATOS que ficar com Promessa em tempos de eleições...Fora pagadores de pra..fora...

    15 0 Responder

  • Não dá para entender | 2 semanas atrás

    Como não tem autoridade que manda mais que os fanfarrões da Copasa aqui nesta cidade..., eles vão rir da nossa cara e nos roubar por muitos anos. Só o Alexandre de Moraes pra dar um jeito. De que adianta chorar se a população não tem coragem de fazer nada.

    8 1 Responder

  • Vivi | 2 semanas, 1 dia atrás

    Copasa e Cemig... pintam e bordam com a nossa cara. Os únicos satisfeitos com esses são os funcionários estabilizados que ganham bem e trabalham cada vez menos.

    21 4 Responder

carregar mais comentários