Biblioteca Municipal João XXIII.

Moradores vizinhos à Biblioteca Municipal João XXIII se reuniram com representantes da Polícia Militar, Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura para apresentar os problemas que vêm ocorrendo no local, como a invasão de usuários de drogas. Eles fizeram um abaixo-assinado para cobrar mais segurança.

Simone Sefisa de Oliveira e Antônio Carlos de Oliveira representaram os 30 moradores que referendaram o abaixo-assinado. No documento, eles cobram a construção de um muro ou cerca em volta da Biblioteca e do corte de quatro árvores localizadas no passeio de entrada. “Já presenciamos disparos de arma de fogo, furtos, roubos e, até mesmo, indivíduos praticando sexo”, conta Simone, que mora a poucos metros da João XXIII.

Os moradores explicam que o problema ocorre durante a noite. “Deu seis horas da noite começa o movimento de usuários de drogas. Sinto insegurança até mesmo para colocar o carro na garagem”, diz Antônio, que mobilizou os moradores da Rua José de Santana para o abaixo-assinado.

Representantes da Polícia Militar, tenente Clênio e tenente Rogério, confirmaram a propensão desse tipo de ação no espaço devido à falta de iluminação adequada e a não delimitação física do imóvel. De acordo com documentos da Polícia Militar, de 2014 a 2019, foram registrados dez (10) boletins de ocorrências, todos de natureza de furto ou roubo, com exceção do último ano, que não houve registros de roubos nas imediações, segundo o tenente Clênio.

Diretor de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Dácio Pereira conta que tomou medidas referentes à iluminação: “colocamos holofotes ao redor da Biblioteca para melhorarar essa questão”, concluiu.

Os vereadores presentes comprometeram-se em ajudar nas solicitações dos moradores dentro das possibilidades legais, assim como o diretor de Esportes, Alex Peres. O abaixo-assinado será protocolado e enviado às secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Obras Públicas; e Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável.

A Biblioteca Municipal João XXIII está localizada na rua José de Santana, próxima ao Parque do Mocambo no bairro Jardim Centro. A enorme estrutura inaugurada na década de 90 possui mais de 30 mil livros e foi criada para incentivar a leitura e a pesquisa. Atualmente, o imóvel abriga também a sede da Secretaria Municipal de Cultura de Patos de Minas. No ano passado, o Patos Hoje mostrou a precariedade dos alambrados que cercam o imóvel. Na época, o secretário Fábio Amaro prometeu resolver o problema.