Publicado em 11/05/2018 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Violeiros se mobilizam em busca de alternativas para resgatar o Festival Patos e Viola

O concurso musical que era realizado todos os anos durante a festa, foi excluído da programação dos 60 anos.

Músicos, compositores, violeiros e amantes da música sertaneja de raiz, que viam na Fenamilho uma boa oportunidade de preservar a cultura da moda de viola, estão se mobilizando para tentar resgatar o Festival Patos e Viola. O concurso musical que era realizado todos os anos durante a festa, foi excluído da programação dos 60 anos.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

O Festival Patos e Viola é um projeto do museólogo João Otávio, que vinha sendo patrocinado através de Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Entretanto, este ano, a direção do Sindicato Rural informou que não houve tempo hábil para a captação dos recursos e, por isso, decidiu cancelar a realização do concurso musical.

A decisão do Sindicato Rural de pôr fim ao festival deixou os músicos, compositores e violeiros de Patos de Minas contrariados. Eles vêm se reunindo nos últimos dias em busca de alternativas para que o Festival Patos e Viola seja retomado no ano que vem. Segundo o tenente Primo, da dupla Rio Preto e Riachinho, a decisão de acabar com o festival trouxe inúmeros prejuízos para a cultura local.

No ano passado, o festival recebeu composições de nove estados brasileiros. Emissoras de rádio de alcance nacional destacaram a realização do concurso de música raiz em Patos de Minas. Além disso, o disco gravado a cada edição, com as melhores canções, era a oportunidade de garantir a permanência da música raiz.

Segundo o tenente Primo, os músicos patenses vão elaborar um documento que será encaminhado às autoridades do município cobrando o resgate do Festival Patos e Viola no futuro.

Imagens atualizado em 11/05/2018 • 2 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 11/05/2018
Compartilhe:

22 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Frescura | 4 meses, 2 semanas atrás

    Isso acontece com quem vive de ajuda de órgãos públicos etc.....juntem todos e faça com próprios recursos blz.. .....mania desse povo de cultura tudo é recurso e apoio..e incentivo...e patrocínio e todo ano é mesma coisa, e simplesmente o síndicato que não tem obrigação alguma viu que eles escoran ... é só observar e sempre os mesmos a frente disso ......ficar de braços cruzados e choramingando e típico destes mesmos......

    0 2 Responder

  • tiao | 4 meses, 2 semanas atrás

    festa dos trocha que nada to indo para praia vou gastar meu dimdim no ceara

    2 2 Responder

    Zi traiano - 4 meses, 2 semanas atrás

    Esse tipo de festa deve ser preservada, essa festa de trocha que voce fala é cultura popular, eu respeito sua opinião, alias esses trouxas que você fala estão fazendo isso com orgulho, coisa que os seus idolos inuteis nunca fariam. OBRIGADO

    0 3

    tiao - 4 meses, 2 semanas atrás

    kkkkkkkkk preservada esta festa pra que e so para os rico meus idolos e o mares copio kkkkkkkk

    0 0

  • Clenti cerveja | 4 meses, 2 semanas atrás

    se fosse bom não era ruim, e logo não tinha acabado. Obrigado, de nada.

    3 13 Responder

  • Joao | 4 meses, 2 semanas atrás

    Se não houver retorno financeiro o sindicato exclui, igual os pratos típicos.....

    4 6 Responder

    Nei - 4 meses, 2 semanas atrás

    Vc não deve conhecer música boa, deve ser destes q vangloriam o funk ( apologia)

    4 0

  • Pedro Pedreira | 4 meses, 2 semanas atrás

    Já que eles estão todos mobilizados assim, aproveitem e organizem um festival Patos e Viola às suas próprias custas. Quando era no Sindicato Rural, todo mundo achava bão, porque ninguém gastava nada. Agora que eles tem que colocar a mão no bolso para organizar e promover o tal festival, estão achando ruim. O Sindicato não é órgão social para ficar fazendo caridade para todo mundo não.

    8 22 Responder

  • PADAWAN | 4 meses, 2 semanas atrás

    A única coisa de boa que esta festa tem é o José Calimério, dia 24 já estou saindo pra Thermas dos Laranjais em Olímpia -SP, muito melhor gastar assim do que nesta festa que ultimamente é de uma qualidade bem duvidosa. Vamos aproveitar o feriado e viajar gente, garanto que é um dinheiro muito mais bem empregado do que ir pra parque de exposições.

    8 3 Responder

    Kkkk - 4 meses, 2 semanas atrás

    Nem Se me der de graca os Convites para Thermas dos Laranjais nao Vou.A Fenamilho e Bem Melhor.Venha Meu Povo pois Esse Ano A Fenamilho Vai ser a Melhor de Todas as Festas que Patos ja Teve.Seguraaaaa Piaoooo

    7 15

  • Kkkkkk | 4 meses, 2 semanas atrás

    As coisas Boas Sao Esquecidas Deixadas de LaDO que VerGOnha Patos so Ta indo de MaL a pior a Moda Aqui e So Falar de Drogas Trafico Morte Assalto enfim isso Parece ser a Cousa quw A Regiao aqui mais Admira Eta Falra de Deus De Perdao Amor ao Proximo o Povinho dessa Regiao aqui Parece Bravo mesmo So Pensa em Matar....Credo em Cruz sai Satanas dessa Regiao e Deixa entrar Jesus.Voltando o Assunto To ChateADA demais ComO pode Deixar Acontecer Isso com nossos Violeiros que so Tras Alegria Para todos nos nao so Para Regiao de Patos e Patos de Minas mad para nossos Amugos que tbm vem De Fora Santa Paciencia Vamos Rever Isso ai e Deixa O POVO TOCAR o que e Bom Nao Pode Acabar.O Povo Agradece.

    15 3 Responder

  • Robin Hood | 4 meses, 2 semanas atrás

    PALHAÇADA ISSO AFF COISA INUTIL PREFIRO TOCAR MINHA GAITA PRETA ABRAÇO DO CARECA SAFADO

    4 11 Responder

  • Patureba pensador | 4 meses, 2 semanas atrás

    Ê sindicato rural vê te orienta, coloca o festival de viola na festa de numero 60!!!

    8 1 Responder

    Kkk - 4 meses, 2 semanas atrás

    PATUREBA PENSADOR PRESTW ATENCAO APRENDEMOS COM ESSES AI SER ARTISTAS E FICAR BAO POR ISSO AMIGO TE FALO ENTAO MEU AMIGO PATUREBA PENSADOR VOCE QUE DIZ QUE VIOLEIRO E PARA FESTA DE ANOS 60 LEMBRA TE RESPEITO E SEMPRE BOM .SOU SANGUE E DECEDENTE DE ANTIGOS VIOLEIROS E GUARDO ESSES AI COM MUITO RESPEITO.

    2 4

    Patureba pensador - 4 meses, 2 semanas atrás

    Meu amigo KKK você parece que não entendeu a mensagem, eu não disse anos 60 e sim numero 60 que quer dizer o mesmo que festa dos 60 anos, até te agradeço pelo que você diz para eu ter mais respeito, é justamente isso que tenho pois meu pai meus tios meus irmãos todos são violeiros, eu mesmo não sou tão bom mais estou sempre no meio dessa turma boa!!!!

    4 0

  • umberto | 4 meses, 2 semanas atrás

    Tem que valorizar os violeiros pois fazem parte da nossa cultura

    21 2 Responder

    Alexandre - 4 meses, 2 semanas atrás

    Por que tem uns ... de mula marcando como negativo o apoio à cultura da viola? São nuns lixos que devem gostar de funk e outros excrementos do gênero. Coitado de Patos que tem uns ... desses. Idiotas úteis mente de merda manipulado pelo sistema corrupto. Marionetes acéfalos que não conseguem enxergam um palmo diante do focinho. Geração ... que não sabe dar valor às coisas boas e positivas da vida. Não merecem viver.

    1 0

carregar mais comentários