No Mercado Municipal, essas aves se alimentam até de restos de carne.

Os pombos se transformaram em uma praga no perímetro urbano de Patos de Minas. Eles estão presentes em diferentes pontos da cidade, espalhando piolhos e fungos que podem causar doenças nas pessoas. Um projeto de conscientização está sendo desenvolvido pela Vigilância Sanitária.

Na Escola Estadual Antônio Dias Maciel, os pombos fizeram morada no forro de madeira. São dezenas de aves espalhando fezes e penas e causando muito incomodo. Segundo a diretora Maria Aparecida Fernandes de Souza, a Escola vai trocar o telhado e o forro para tentar se livrar da praga em que se transformaram os pombos.

Os pombos não são originários do meio urbano, mas a facilidade para encontrar comida  nas cidades fez com que eles se adaptassem com facilidade. No Mercado Municipal, essas aves se alimentam até de restos de carne, o que significa um perigo para os humanos, segundo o médico do Centro de Zoonoses Fábio Henrique de Oliveira.

Preocupada com a grande quantidade de pombos na cidade, a Vigilância Sanitária de Patos de Minas desenvolveu um projeto para tentar controlar a  superpopulação de pombos no perímetro urbano. A biólogo Marilene Morais percorre as escolas levando informação aos estudantes.

Marilene explica aos estudantes que não é preciso matar os pombos. A melhor forma de acabar com esta infestação e evitar de deixar alimento disponível. Sem comida, as aves vão acabar voltando para o habitat natural.

Autor: Maurício Rocha