Os equipamentos apontados como supostos radares, na verdade são câmeras comuns de monitoramento.

Está circulando nas redes sociais dos patenses um vídeo informando sobre a instalação de radares na avenida J.K em Patos de Minas. Segundo a pessoa que faz a gravação, os equipamentos teriam sido colocados em local de pouca visibilidade para multar os motoristas. Entretanto, esta afirmação não passa de uma Fake News.

Reportagem do Patos Hoje foi até o local indicado no vídeo. A redação também entrou em contato com o secretário municipal de trânsito, coronel Campos. Os equipamentos apontados como supostos radares, na verdade são câmeras comuns de monitoramento instalados por empresa particular.

“Isso é quem nem conhece, nem sabe como funciona. Porque não basta simplesmente a Câmera. É preciso ter um laço magnético no chão e o laço tem que estar próximo da câmera (para que o radar funcione)” explicou o secretário de trânsito.

O secretário municipal de trânsito informou ainda que os radares que existiam na avenida J.K realmente foram retirados, mas que não foram colocados novos equipamentos de fiscalização de velocidade no local. Coronel Campos afirmou que a avenida J.K permanecerá sem novos radares.

“Nos não vamos colocar radar na J.K. Os únicos radares são os que têm na cidade, que aliás estão desligados (em virtude da pandemia do coronavírus)”, concluiu o secretário municipal de trânsito.