Vereadores veem graves prejuízos e lutam para impedir “privatização” do Hospital Regional

Os vereadores patenses se reuniram antes dessa plenária, no gabinete da presidência, para discutir sobre o assunto e encontrar possibilidades viáveis dentro da atuação parlamentar.

publicado em 11/10/2019,


A reunião aconteceu nesta quinta-feira.

Diante da anunciada implantação da Organização Social - OS da Rede FHEMIG, por meio da qual passará a ser terceirizada a gestão do Hospital Regional Antônio Dias -HRAD-, os vereadores de Patos de Minas tentam impedir a medida que pode trazer graves prejuízos aos 33 municípios envolvidos.

A Câmara Municipal de Patos de Minas declarou, durante reunião ordinária realizada nessa quinta-feira (10), se posicionou contrária à tentativa de concessão, por parte do Governo Estadual, do Hospital Regional Antônio Dias para empresas privadas e organizações sociais do hospital. Na oportunidade, o presidente do Legislativo patense, Vereador Vicente de Paula Sousa, foi categórico ao dizer que a Câmara Municipal já está se movimentando em desfavor da privatização: “Nós, vereadores, já realizamos várias reuniões e estamos com outra agenda em Belo Horizonte, a fim de buscar soluções para o problema”, reiterou o presidente.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Os vereadores patenses se reuniram antes dessa plenária, no gabinete da presidência, para discutir sobre o assunto e encontrar possibilidades viáveis dentro da atuação parlamentar. A discussão foi endossada na reunião ordinária dessa quinta-feira (10), com a participação dos funcionários do Hospital Regional na tribuna livre da Câmara Municipal. Na ocasião, os servidores do HRAD promoveram uma manifestação contra o que eles classificam como “terceirização da saúde” e expuseram inúmeros malefícios que a medida trará tanto para os funcionários quanto para os usuários do SUS, como, por exemplo, atraso no pagamento dos salários e remanejamento de servidores para outros municípios; sucateamento de serviços; e corrupção das organizações sociais, muito comuns nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante a plenária, o vereador Isaías Martins de Oliveira também anunciou a mobilização do Legislativo Patense com os municípios vizinhos. De acordo com o parlamentar, a Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social (CSPBES) da Câmara Municipal, composta por ele e pelos parlamentares Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri JL (presidente), Walter Geraldo de Araújo - Waltinho da Polícia Civil, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia Savassi e Maria Dalva da Mota Azevedo - Dalva Mota, juntamente com o vereador João Batista Gonçalves - Cabo Batista, enviou ofício aos outros 32 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas que o HRAD atende, convidando para participarem de uma reunião em Belo Horizonte, na próxima segunda-feira, 14 de outubro, com vistas a reverter a anunciada terceirização.

O vereador Isaías Martins também informou que, na terça-feira, dia 15 de outubro, outra reunião será realizada em Belo Horizonte, com o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Carlos Pimenta, com a participação de representantes da Saúde de Patos de Minas e outras autoridades. O parlamentar será o representante do Legislativo patense nas duas oportunidades.

Conforme consta no ofício da Comissão de Saúde enviado aos Municípios vizinhos, caso seja concretizada, a medida trará graves prejuízos aos 33 municípios envolvidos. “Isso porque, dentre outros, uma empresa privada visa ao lucro, o que certamente não irá condizer com os interesses de um hospital como o Regional, que tem sua relevância social indiscutível. Além disso, é fato que nenhum hospital público administrado por empresa privada presta serviço adequado. Há, inclusive, casos de superfaturamento, de falta de medicamentos e de materiais”, relataram. Os membros da Comissão de Saúde também ressaltaram que a primeira terceirização seria em Barbacena, porém, após as manifestações dos vereadores locais, aparentemente a tentativa não foi levada adiante com relação àquele hospital. “Portanto, acreditamos que, com a união do Legislativo de todos os 33 municípios envolvidos, conseguiremos reverter a situação”, substanciaram os parlamentares.

A possível “privatização” da Fhemig, da qual faz parte o Hospital Regional Antônio Dias, tem embasamento na Lei Estadual nº 23081, de 10/08/2018, que “Dispõe sobre o Programa de Descentralização da Execução de Serviços para as Entidades do Terceiro Setor e dá outras providências”. Entretanto, cabe ao chefe do Poder Executivo Estadual decidir sobre a viabilidade de implantação da medida nos Municípios mineiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Imagens atualizado em 11/10/2019 • 12 fotos

Postado em 11/10/2019
Compartilhe:

62 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Privatizar JÁ | 11 meses, 3 semanas atrás

    O hospital regional só atende interesse de poucos, quem realmente precisa vai lá para a UPA mais quem tem uma condição melhor vae direto para o hospital regional, como foi o caso do Dr fulano, não estou dizendo que ele não tem que ser atendido mas tem que seguir o protocolo porque os direitos são iguais ou vcs acham que não

    31 17 Responder

    Agrolo - 11 meses, 3 semanas atrás

    Isso mesmo.

    15 6

  • Luana Aluada | 11 meses, 3 semanas atrás

    Uai os patenses pateticos nao votaram em massa em ZEMA E BOZO , estão reclamando do quê?

    29 12 Responder

  • Faz arminha com a mão que tudo melhora | 11 meses, 3 semanas atrás

    Esses vereadores são oportunistas. Votaram no zema e no bozo e agora ficam conversando abobrinha. Honrem o voto de vocês e peçam desculpas à população.

    27 19 Responder

  • Creuza | 11 meses, 3 semanas atrás

    Patenses são chiquérrimos e RICOS, não necessitam dos servicos do SUS prestados no HRAD. Para os patenses privatizar , terceirizar , izar , izar , nao faz a menor diferença, patenses nao vivem patos , em seus devaneios patenses vivem em PARIS.....

    27 9 Responder

    LOL - 11 meses, 3 semanas atrás

    Patenses sao chiquérrimos e inteligentes, sabem que a cidade é uma roça que regride e não procuram melhora de vida. Uma zona rural com algumas pessoas.

    9 1

  • moro | 11 meses, 3 semanas atrás

    uai, mas em 2018 não era todo mundo bolsozema e privatiza já? kkkkkkkkkkkkkk



    26 21 Responder

    bolsonarokukluxK - 11 meses, 3 semanas atrás

    taoKKKey? keykeykey KKK

    18 8

    Patureba - 11 meses, 3 semanas atrás

    Sou a favor de privatizar esse lixo. Quem vai pro regional esta a caminho do cemitério. São poucos que saem vivos de lá. Só os funcionários.????????????????????

    13 33

  • Letícia | 11 meses, 3 semanas atrás

    O povo tá mais preocupado com os cargos dos funcionários, cabide de emprego etc... que a própria saúde...o Hrad pode até virar o próximo São Lucas desde que os servidores públicos se deem mal, quanta ignorância, se a privatização fosse tão boa p/população nos outros estados onde a OS foi implantada não estaria a vergonha que está, lá foi péssimo e aqui vai ser bom???O índice de corrupção nesses hospitais triplicou, estão afundados em dividas devido a esse roubalheira, mas não na cabeça do povo desde que o funcionalismo de alguma forma se prejudique tá bom....melhoraaaa ser humano!

    24 7 Responder

  • Não reeleja nenhum vereador nas próximas eleições | 11 meses, 3 semanas atrás

    Só pobre de direita e sem consciência é a favor de privatizações. O trouxa é pobre e defende interesses dos ricos.

    23 21 Responder

  • Ageoolo | 11 meses, 3 semanas atrás

    Deve privatizar, mais rápido possível, cabide emprego, funcionários com várias funções, já aposentaram e estão contratados novamente, travando vaga de novos proficionais, PREIVATIZADO, VC PAGA E RECEBE PELO SERVIÇO, o estado recebe os impostos e não repassa, isso já foi palco de greve. VC NAO LEMBRAM.. privativa logo.

    23 19 Responder

    Dário - 11 meses, 3 semanas atrás

    Aqui um pobre de direita! Faz sinal de arminha

    11 14

    Debochador - 11 meses, 2 semanas atrás

    Ageoolo--------------Por isso que celulares e internet funcionam tão bem, apenas como exemplo.

    0 3

  • Enojada | 11 meses, 3 semanas atrás

    Acorda Patos de Minas, deixem de preguiça e pesquisem o que aconteceu em outros estados que a OS assumiu a gestão, a saúde está um caos nesses lugares, não se deixem enganar por essa gente safada, que possui planos de saúde e não tá nem aí com a saúde do povo, veja só exemplo dessas gestões em outros estados, se não quiserem ir tão longe, vejam o grande exemplo aqui mesmo do hospital São Lucas...vai ser menos cirurgia p/povo, pois quando esses hospitais atingem a meta eles mandam o povo p/cidades vizinhas, compram material mais barato p/obtenção de lucro...acham o SUS ruim?Vai ficar muito pior!

    23 9 Responder

  • Chega de hipocrisia | 11 meses, 3 semanas atrás

    Cabo Batista e sua turma apoiaram o Zema e o Bozo e agora quer dar uma de Joãozinho sem braço. É brincadeira isso.



    23 7 Responder

  • PEDRA NOVENTA | 11 meses, 3 semanas atrás

    Se reduzisse os salários dos nossos nobres vereadores quem sabe ajudariam pagar as contas cadé o amigo do povo nobre deputado estadual numa hora dessa sumillllllllllllllll

    23 4 Responder

  • Paulim | 11 meses, 3 semanas atrás

    Ruy Muniz vem aí! Hospital Regional vai ficar pior que o São Lucas!

    22 6 Responder

  • Souza | 11 meses, 3 semanas atrás

    Um hospital com 800 funcionários, dizer que não consegue atender a urgência e emergência de Patos e região é uma vergonha. Tem que haver mudanças mesmo, do geito que tá não pode ficar.

    21 17 Responder

    Dário - 11 meses, 2 semanas atrás

    Tem "GEITO" ?

    8 2

  • Rúbia mara | 11 meses, 3 semanas atrás

    Podem até pensar em mudar o nome do Hrad se privatizar podemos chamar de Hospital São lucas 2. Triste ver o Hospital Regional terminar assim! Quem tem grana vai pra hospitais particulares e nos? Vamos morrer a míngua nas macas ou nos leitos que se tornaram imundos. Os pobres que necessitam dele que vão sofrer as consequências, ah como vai! Pobre vai morrer e dar por satisfeitos. E as funerárias agradecem! ????????????????

    21 12 Responder

  • Renatinha | 11 meses, 3 semanas atrás

    Uai patenses façam ARMINHA .......



    21 10 Responder

  • Quais vereadores não votaram no Zema? | 11 meses, 3 semanas atrás

    Queria saber a lista dos vereadores que não são hipócritas.

    21 4 Responder

  • Carla | 11 meses, 3 semanas atrás

    Povo vamos nos juntar pra apoiar e juntar forças com os vereadores.NÃO À TERCEIRIZAÇÃO DO HOSPITAL

    20 26 Responder

  • Linda | 11 meses, 3 semanas atrás

    Engraçado.... o HRAD deu as costas pra população, agora quer seu apoio.

    20 20 Responder

  • Pressão alta | 11 meses, 3 semanas atrás

    E como esse mundo da volta,quando chegamos neste hospital regional pra ser atendido agente parecia falar com as paredes.agora os funcionários pede ajuda pra protestar contra a privatização. O que faz um salário em.

    19 29 Responder

  • Dário | 11 meses, 3 semanas atrás

    Cadê a turminha de camiseta da CBF pra ir lá pra Getúlio Vargas? Cadê os eleitores do Bozo? Cadê os eleitores do NOVO? Do Zema? Bando de analfabetos políticos, acreditaram gay e em mamadeira de piroca e agora estão se dando conta do tamanho da roubada em que se meteram e nós vamos juntos ladeira abaixo! Fazer sinal de arminha agora não vai adiantar mais, então bora pras ruas! Nós avisamos!



    19 26 Responder

    Mito - 11 meses, 3 semanas atrás

    Privatisar o regional vai ser uma coisa muito boa, votei no cara e ate agora estou bem satisfeito com o que ele vem fazendo, ele esta cumprindo o que ele prometeu na campanha

    13 16

    Luciano - 11 meses, 2 semanas atrás

    No tempo do luladrão que era bom, vivíamos felizes, hospitais de primeira, emprego sobrando, criminalidade nem existia....bando de mal caráter

    4 7

    Debochador - 11 meses, 2 semanas atrás

    Luciano --------------------------quando vc ou parente ,ou amigo necessitar de atendimento rápido vc disca para o Serviço de atendimento do Bozo, porque, o SAMU é do Lula.

    5 2

  • Acorda Brasil | 11 meses, 3 semanas atrás

    É essencial a privatização. Toda prestação de serviços públicos é deficitária com empreguismo, cabide de emprego, nepotismo, padrinhamento, estabilidade de emprego que impossibilita mudanças para alcançar a eficiência, não há avaliação desempenho dos funcionários, são médicos empresários prestando plantão e se ausentando do mesmo para atividades particulares. A privatização é necessária. Temos que mudar a mentalidade do nosso povo que ainda acredita nas Capitanias Hereditárias e no Coronelismo...!!!

    19 23 Responder

  • Renato silva | 11 meses, 3 semanas atrás

    Pelo amor né gente, é terceirizar a gestão. Onde ta escrito que vai privatizar os serviços !?

    18 22 Responder

  • Riala Mafon | 11 meses, 3 semanas atrás

    Como todos sabem o capital gerado pelo Pré-sal seria destinados 75 % para a Educação e 25% seriam para a saúde. Um bando de matusquelas promoveram um Golpe com Supremo e com tudo, incluindo generais, Departamento de Justiça dos EUA etc. Concluíram o Golpe pela Lava a Jato, o grande engano do povo brasileiro, prendem o Lula para não concorrer as eleições de 2018. O Bando de matusquelas, entre deputados, senadores governadores e claro o Poder Central conluiaram o Golpe e dançam em cima do cadáver do Brasil. Temos que imitar o povo do Equador, da França, não podemos ser esse gado cabisbaixo concordado com o corredor do abate. Que liderem o povo os padres, políticos e a PM que também são trabalhadores como todos nós. Uma Fênix tem que ressurgir e está nas mãos dos líderes. Temos que tomar o Brasil de volta, e gritar para o mundo ouvir: O Brasil é com "s" !

    18 7 Responder

    Dário - 11 meses, 2 semanas atrás

    Cara, dizer isso para essa sociedade hipócrita de Patos de Minas é chover no molhado, pessoal tem carnê de 100 meses no porta luvas do carro do ano e se acham da elite!

    12 2

  • | 11 meses, 3 semanas atrás

    Galera aqui sempre funcionou assim pobre tá doente que se lasque lá na UPA , e de preferencia que morra na fila de espera , rico quando tá doente vai pro REGIONAL passa na sua frente na fila de cirurgia e o estado ainda arca com o custo ... Então nunca fique doente para ir nestas merdas de hospitais que temos , cuide da sua saúde , por que esse protestos aí não passam de interesses políticos ....

    17 17 Responder

  • CIDADÃ | 11 meses, 2 semanas atrás

    Tem mais é q privatizar mesmo, não fazem o trabalho direito, privatiza logo !



    16 16 Responder

    observador - 11 meses, 2 semanas atrás

    O que vc sabe sobre trabalho direito? Pelo que me consta la nao e terreiro de macumba nao.

    14 4

  • Pirilampo | 11 meses, 3 semanas atrás

    Agora não achamos nenhum eleitor do Romeu, se você não votou nele, nem eu. O cara quer privatizar a saúde, pode isso Arnaldo? -Não poooode. A regra é clara, privatiza primeiro os setores públicos não essenciais, saúde é direito do povo e dever do estado, será que o Romeu sabe ler? Então que ele leia a constituição, está lá nela as regras desse jogo "fakenews".

    16 7 Responder

  • Cinelândia | 11 meses, 3 semanas atrás

    O estado não tem que dar lucro. Tem que trabalhar com legalidade. Temos exemplo de os em hospitais públicos não somente em outros estados, mas sim aqui na nossa cidade no hospital São Lucas, lembra o que fez o Rui Muniz com o dinheiro do SUS? Quem precisou do hospital nesta época sentiu na pele. A verba do SUS desapareceu e a população ficou sem atendimento. Os aparelhos foram sucateados em muito pouco tempo. Essas os são promessas de campanha, agora vão pagar os votos. Dinheiro público não se administra como dinheiro privado. Tem que ter cuidado, por isso a burocratização. Estão doidos para pôr a mão no dinheiro público, contratar parentes, não dando igualdade de direito para todos participarem como há no concurso público. Aí vc que defende, se vê desempregado e vai querer um emprego. Nessa hora por falta de concurso advinha quem vão contratar? Parentes.

    16 7 Responder

  • Felipe | 11 meses, 3 semanas atrás

    Quanto sensacionalismo!!!! Está discutindo os prós e contras da gestão dos hospitais ser feitas por Organizações Sociais - OS o resto é especulação ou inventadas por sindicatos de funcionários.

    15 19 Responder

  • Teve vereador que fez arminha com a mão nas ultimas eleições | 11 meses, 2 semanas atrás

    Eu quero ver esses vereadores que votaram no zema e no bozo ganharem eleição aqui em Patos. Vão tomar bomba nas urnas para largarem de ser contra a população.

    15 14 Responder

    juca - 11 meses, 2 semanas atrás

    e de onde vcs acham q estão em maioria pra ter poder de voto? kkkkkkk Tadinha desses canhotos, até hoje eles não entendera q o bolsonaro ganhou pq teve mais gente votando. Eles ainda acham q é parte do gopi na dilma.

    5 10

    Riala Mafon - 11 meses, 2 semanas atrás

    juca-------------------deixe de assistir os jornais das televisões, procure se informar mais pelo youtube e eu tenho certeza que vc vai sentir vergonha das bobagens que vc escreveu acima. O Bolsonaro teve maioria e ainda tem aqui em Patos devido a alienação promovida pela Televisão Aberta, Globo; Record e SBT principalmente. Veja notícias e e comentários no you tube que vc sairá do Mito da Caverna de Platão.

    9 1

  • Riala Mafon | 11 meses, 3 semanas atrás

    Como todos sabem o capital gerado pelo Pré-sal seria destinados 75 % para a Educação e 25% seriam para a saúde. Um bando de matusquelas promoveram um Golpe com Supremo e com tudo, incluindo generais, Departamento de Justiça dos EUA etc. Concluíram o Golpe pela Lava a Jato, o grande engano do povo brasileiro, prendem o Lula para não concorrer as eleições de 2018. O Bando de matusquelas, entre deputados, senadores governadores e claro o Poder Central conluiaram o Golpe e dançam em cima do cadáver do Brasil. Temos que imitar o povo do Equador, da França, não podemos ser esse gado cabisbaixo concordado com o corredor do abate. Que liderem o povo os padres, políticos e a PM que também são trabalhadores como todos nós. Uma Fênix tem que ressurgir e está nas mãos dos líderes. Temos que tomar o Brasil de volta, e gritar para o mundo ouvir: O Brasil é com "s" !



    15 4 Responder

carregar mais comentários