Vereadores fazem vistoria no Hospital São Lucas que tem salários dos funcionários atrasados

Eles foram verificar o andamento do processo de habilitação de 20 leitos de UTI, bem como de 32 leitos clínicos pelos SUS, exclusivos para atendimento de pacientes com Covid.

publicado em 24/06/2020, por Maurício Rocha


A comitiva visitou as instalações do hospital, inclusive os leitos pretendidos pelo Município.

Vereadores que compõem a Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Patos de Minas fizeram uma vistoria nas dependências Hospital São Lucas na tarde de hoje terça-feira (23). Eles foram verificar o andamento do processo de habilitação de 20 leitos de UTI, bem como de 32 leitos clínicos pelos SUS, exclusivos para atendimento de pacientes com Covid. 

O Secretário Municipal de Saúde informou que existem R$ 3 milhões para custear os serviços, mas falta a habilitação por parte do Ministério da Saúde. Além disso, o hospital enfrenta problemas na Justiça e todo o dinheiro público que chega, só é repassado aos cofres do hospital após determinação judicial. Os funcionários do Hospital São Lucas reclamam que estão com salários atrasados há dois meses. A direção do Hospital informou que apenas os salários deste mês estão atrasados em decorrência da questão judicial que a empresa enfrenta.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

A comitiva visitou as instalações do hospital, inclusive os leitos pretendidos pelo Município. O diretor do Hospital São Lucas, Rafael Rodrigues, também mostrou às autoridades presentes o novo aparelho de tomografia computadorizado adquirido pelo hospital, o tomógrafo, que realizará exames com mais rapidez, precisão e segurança. Segundo o diretor, “só falta a visita técnica do fiscal, que será realizada até o final da semana, para atestar que o equipamento já está apto para funcionar”, afirmou Rafael.

Os representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) informaram que o órgão solicitou ao Ministério da Saúde, na última semana, a habilitação de 10 leitos de UTI e 32 leitos clínicos no Hospital São Lucas. Além disso, acrescentaram que a Secretaria Estadual de Saúde também solicitou, a inclusão de mais 10 leitos de UTI do mesmo hospital, totalizando 20 leitos de UTI e 32 leitos clínicos exclusivamente para atendimento a pacientes com Covid. A SES aguarda autorização do Ministério da Saúde para que sejam tomadas as próximas providências. 

Durante a reunião, os participantes também discutiram sobre a verba de R$ 3 milhões destinada à Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), mantenedora do Hospital São Lucas. O recurso é oriundo de Lei Federal, direcionado somente às Santas Casas e entidades filantrópicas para uso exclusivamente no tratamento da Covid.  Entretanto, conforme informou a diretoria do Hospital São Lucas, o montante ainda não pode ser utilizado devido ao problema judicial envolvendo o Hospital e a Funam.  Sobre o assunto, o vereador Isaías Martins assim se manifestou: “Tanto o Legislativo quanto o Executivo Municipais estão fazendo tudo o que é legal e que está ao nosso alcance, mas, nesse momento, a questão do uso dessa verba está nas mãos da Justiça”.

A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal vem realizando constantes diligências, reuniões e visitas às unidades de saúde na tentativa de resolver os impasses da área, especialmente relacionados à pandemia. “O momento é de unir forças entre todos os envolvidos e fazer tudo o que for juridicamente correto em prol da população”, reforçou o vereador Isaías Martins durante a reunião. A comitiva se reunirá novamente após a decisão judicial que envolve o Hospital São Lucas e a Funam.

Autor: Maurício Rocha Postado em 24/06/2020
Compartilhe:

52 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Funcionário hsl | 1 semana, 6 dias atrás

    E muito triste e frustrante; pois estamos correndo risco tds os dias deixando nossas famílias ainda somos tratados com descaso. Já é final d mes e até hj nd d salario. Estamos na mão d um Juiz pra poder receber será q n tem nd a ser feito para q esse pagamento se regularizar? Que q vai virar pq início d mês ja está aí d nv e as contas tds atrasada, sem vale alimentacao; como q vai fazer?

    4 0 Responder

  • Realista | 1 semana, 6 dias atrás

    Nas eleições de 2020 o povo de Patos Vão dar um limpa nessa prefeitura se Deus quiser !!!

    1 1 Responder

  • sujeito positivo | 1 semana, 6 dias atrás

    KKKKKKKK !!!! AGROMERAÇÃO TOTAL ! Pra arrancada de campanha politica vale tudo.

    7 0 Responder

  • Pedro Pedreira (o cara sem beira) | 1 semana, 6 dias atrás

    O Hospital São Lucas recebe verbas federais e estaduais. Vereador nenhum tem ingerência para fiscalizar a vinda de verbas do SUS ou da Rede Minas de Saúde. Então estão lá simplesmente para aparecer na foto.

    6 4 Responder

  • MF | 1 semana, 6 dias atrás

    Os fantasmas apareceram??????? Nem sabia que Patos tinha vereador...

    9 0 Responder

  • Não é da conta do 6 | 1 semana, 6 dias atrás

    O povo joga a culpa nos vereadores mas mal sabem que eles ajudam com o que pode o resto eles passam para o prefeito. Se chegou na mão do prefeito e nada foi feito a culpa é de quem?

    2 21 Responder

    Espantada - 1 semana, 6 dias atrás

    É uma piada??? É para rir mesmo esse comentário por isso os políticos estão cada vez mais ganhando dinheiro fácil as nossas custas, pois ainda tem um indivíduo(a) que tem a capacidade de defender o que é indefensável. Faça me rir há que de tristeza estamos esgotados!!!!!!!!!!!!

    3 0

  • Carol | 1 semana, 6 dias atrás

    o meu n precisa pagar hehehehe recebo auxílio do governo, podem pagar para aqueles q mais precisam hehehehe

    0 13 Responder

  • Kreka | 1 semana, 6 dias atrás

    Eleições batendo na nossa porta, vamos ficar atento com esses futuros candidatos pessoal !!

    22 0 Responder

  • Funcionario | 1 semana, 6 dias atrás

    Esse administrador é uma piada. Como quer atender pacientes graves com COVID se nem pagam o salário dos guerreiros trabalhadores? Como vão atender pacientes graves sem respiradores? Não tem EPI. NÃO TEM NADAAAA.

    24 2 Responder

    COMO É - 1 semana, 6 dias atrás

    UAI O QUE O SALÁRIO TEM HAVER COM O COVID? TALVEZ VC NÃO LEU A MATÉRIA

    2 15

    Funcionario - 1 semana, 6 dias atrás

    Simples. Se os funcionários não receberem seus salários vão atender pacientes com COVID? Duvido.....

    9 0

    COMO É - 1 semana, 6 dias atrás

    ESTRANHO HEIM PQ TRABALHO NO HOSPITAL E MEU SALARIO NÃO ESTA ATRASADO, VCS FALAM DEMAIS E SO SABEM O QUE SOLTAM NA MIDIA. FAZEMOS JURAMENTO PRA ISSO, VC FALAAAA DEMAISSSSSS MEU CARA

    1 11

    Técnico em enfermagem - 1 semana, 6 dias atrás

    Só seu ne por que de todo mundo tá se deve ser daquelas puxa saco ...

    7 1

  • Forasteiro | 1 semana, 6 dias atrás

    Não mão da justiça então poder esquecer férias de 60 dias no ano ...recesso em dezembro...pode esquecer pouco trabalho...Até resolver isto ...Povo tá fudido...

    8 0 Responder

carregar mais comentários