O vereador Otaviano Marques foi quem fez a denúncia no Ministério Público Federal.

A luta pela solução dos problemas denunciados no Hospital São Lucas ganhou mais um aliado. O vereador Otaviano Marques levou o caso para o Ministério Público Federal e o órgão já começou a analisar a situação para as possíveis medidas. A denúncia apresenta desde falta de higiene e produtos básicos a irregularidades em setores como da hemodiálise, CTI Neonatal e de oncologia.

O vereador Otaviano Marques foi quem fez a denúncia no Ministério Público Federal. De acordo com ele, a Procuradora Federal Polyana Washington de Paiva Jeha recebeu a denúncia e começou a tomar as providências junto aos órgãos competentes. “Vários materiais como depoimentos, fotos e vídeos foram encaminhados para o MPF”, informou.

A denúncia aponta irregularidades no setor de hemodiálise que está com maquinário obsoleto e sem a devida manutenção, falta de higiene em cama e instalações, aproveitamento de materiais descartáveis, falta de itens básicos como gazes, seringas e algodões, problema na pesagem de pacientes, insuficiência de vagas, falta de medicamentos e etc.

Segundo Otaviano, falta até mesmo o Alvará Sanitário ao hospital. “Recebemos agora a informação de que não há alvará sanitário”, disse. No documento, ele destaca que os serviços prestados pelo Hospital São Lucas são extremamente importantes não só para a população de Patos de Minas, como também para todo o Alto do Paranaíba e Noroeste Mineiro, abrangendo uma população de 750 mil pessoas.

O atual gestor, Ruy Munis, já foi convocado pela Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre as reclamações dos pacientes, porém nada foi esclarecimento. Com a denúncia, o vereador espera que a procuradora possa intervir nos órgãos federais para que alguma medida seja tomada para resolver a situação.