Vereador João Bosco de Castro Borges- o Bosquinho

O Vereador João Bosco de Castro Borges- o Bosquinho- anunciou nesta segunda-feira (10) que não vai mais disputar cargos eletivos. Além disso, informou que vai se desfiliar do Partido dos Trabalhadores-PT, sigla à qual sempre esteve filiado. Na mensagem publicada nas redes sociais, ele cita o amor pelo partido e que não vai se filiar a nenhuma outra legenda, por entender que o PT continua sendo o melhor para resolver os problemas do Brasil.

O texto começa explicando o motivo de escolher este 10/02/2020 para anunciar sua saída da legenda. A data marca os 40 anos de existência do PT, sendo que ele é militante, filiado e um dos seus fundadores. Pela sigla, Bosquinho exerceu 4 mandatos de vereador consecutivos, tendo sido eleito presidente da Câmara dos Vereadores de Patos de Minas de forma unânime, fato inédito. “Motivo que é, até hoje, uma grande honra e orgulho para mim”, disse.

O vereador petista sempre foi visto como um dos mais críticos na Câmara Municipal, tendo se destacado em defesa da cultura, dos marginalizados e na luta pela justiça social. Sem indicar ao certo a razão de tal decisão, ele disse que “o momento e uma nova realidade pessoal” o fizeram tomar esta atitude.  Apesar de deixar a disputa por cargos eletivos, ele disse que não vai abandonar a atuação política. “Tenho consciência do meu papel e das minhas limitações, por isso, continuarei sendo um militante social e com profunda atuação política”, escreveu.

O vereador ainda comunicou que a desfiliação oficial será no período legal estabelecido pela Justiça Eleitoral, ou seja, no período de 4 de março até 4 de abril. “Informo ainda que não irei me filiar a nenhum outro partido e muito menos disputarei cargos eletivos futuros. Tenho consciência do meu papel e das minhas limitações, por isso, continuarei sendo um militante social e com profunda atuação política. Entendo que a negação da política não combina com minha história e muito menos com a Democracia. Sou daqueles que tem a leitura que somente a luta e a resistência são as ferramentas para realizar o que sonhamos quando se faz política com ética e com respeito às diversidades. Nestes tempos sombrios que estamos vivenciando, que beiram o fascismo e onde o senso comum e a intolerância têm prevalecidos, é importante buscar novas alternativas de lutas e resistências. Devemos ousar e ter a coragem como armas de transformação para buscar um novo despertar mais crítico do povo. Outras estratégias e táticas acopladas à luta partidária podem ser um diferencial para que a esperança possa renascer naqueles que sonham com uma sociedade mais humana e justa”, declarou.

Na mensagem, ele cita novas formas de atuação política, agradece a todos os companheiros e companheiras e deixa um abraço a todos. “Esta decisão foi amplamente maturada e socializada com aqueles que me ajudaram nas difíceis conquistas. O processo de ouvir foi importante para corrigir os rumos que seriam traçados. Lembro-me neste instante do grande poeta Altino Caixeta - “Leão de Formosa” - “... aperfeiçoa-te na arte de escutar, só quem ouviu o rio sabe ouvir o mar”. Veja a mensagem na íntegra!