A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Inicialmente apenas os idosos e profissionais de saúde serão imunizados. Além disso, por causa da pandemia do Coronavírus, os profissionais de saúde estão fazendo um grande esforço para evitar aglomeração de pessoas, principalmente dessa faixa da população que tem maior risco de complicações.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que normalmente acontece em maio, foi antecipada também por causa da Covid-19.  Nesta manhã, o trabalho de imunização dos idosos e profissionais de saúde começou bem cedo. Na Unidade de Saúde do bairro Guanabara, os idosos foram atendidos em sistema de Drive Thru.

Uma fila de carros se foi formada com o auxílio de voluntários e, ali mesmo, no meio da rua, os idosos recebiam a imunização.

A procura foi intensa desde as primeiras horas. Filhos e netos levavam pais e avós para serem imunizados. A vacinação ocorria também dentro das unidades de saúde. O tempo de espera era bem reduzido, mas os estoques não foram suficientes para atender a todos. A Vacinação que deveria ocorrer até as 16h30 foi interrompida antes das 9h por falta de vacinas.

A informação é de que foram disponibilizadas apenas 200 doses por unidade de saúde e que o reabastecimento ocorrerá diariamente. Os idosos que ficaram sem a vacina foram orientados a voltarem amanhã. Os responsáveis pela campanha contra influenza na cidade tinham ressaltado que não é preciso ter pânico caso as doses acabem, pois novos lotes serão enviados.

A segunda fase da campanha começa no dia 16 de abril e tem como foco os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na terceira fase, que se inicia em 9 de maio, receberão a vacina as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.