A vaca mestiça deu a luz a quatro bezerros de uma só vez e três deles conseguiram sobreviver.

O caso raro em sítio na localidade de Mata dos Fernandes em Patos de Minas tem chamado a atenção de pecuaristas e de especialistas do setor. Uma vaca mestiça deu à luz quatro bezerros de uma só vez e três deles conseguiram sobreviver. Em bovinos, o normal é que a fêmea tenha apenas um filhote por gestação. O repórter Edvar Santos e o cinegrafista Jardel Galvão fizeram uma reportagem sobre o caso para o programa Chão das Gerais.

A vaca “Fumaça” faz parte do pequeno rebanho de oito animais leiteiros do senhor João Silvano. O animal de quatro anos de idade é cria da própria fazenda e tem se mostrado diferente. Na primeira gestação, ela teve três bezerros, mas o produtor explica que a época era de seca e que os animais não sobreviveram.

Desta vez, a surpresa foi ainda maior. Mesmo sendo por gestação natural, Fumaça gerou quatro bezerros. O senhor João Silvano disse que teve que ajudar no parto para salvar os animais. Três filhotes, duas fêmeas e um macho, sobreviveram e apenas um nasceu morto. O caso tem chamado a atenção da vizinhança. Segundo especialistas, a possibilidade disso acontecer é de uma em 11 milhões de possibilidades.

O parto aconteceu no dia 17 de novembro. A mãe tem enfrentado dificuldades para amamentar os três filhotes. O senhor João Silvano ajuda oferecendo leite na mamadeira pelo menos duas vezes ao dia. Os bezerros adoram e perseguem o pecuarista em busca do alimento para matar a fome.

Os trigêmeos estão fortes e saudáveis e o sítio virou atração da vizinhança. Muita gente tem visitado a propriedade do senhor João Silvano para ver de perto a façanha da vaca Fumaça. Se você quiser ver a reportagem completa acesse www.chaodasgerais.com.br .

Autor: Maurício Rocha