A automedicação é um dos maiores fatores que contribuem para o uso irracional de medicamentos. ( Foto: Divulgação/Internet )

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos inapropriadamente e que metade dos pacientes não os usa corretamente, gerando assim, sérios riscos à saúde da sociedade. O texto a seguir convida você leitor a refletir sobre os cuidados necessários ao tomar medicamentos.

A automedicação é um dos maiores fatores que contribuem para o uso irracional de medicamentos. A automedicação se da pela prática de tomar medicamentos sem a avaliação prévia de um profissional de saúde. Nessas situações, as pessoas tendem a medicar-se por conta própria ou pela indicação de amigos, familiares, vizinhos ou conhecidos, com a intenção de alivio rápido de algum sintoma. Com isso as pessoas utilizam medicamentos desnecessários e de forma desorientada, o que pode ser mais prejudicial a saúde, agravar ainda mais o problema, já que o uso inadequado pode dificultar e atrasar o diagnostico de determinadas doenças, podendo causar intoxicação ou ate mesmo levar a morte.

O uso racional de medicamentos é um processo que compreende a prescrição apropriada a cada paciente, a disponibilidade oportuna e a preços acessíveis, a dispensação em condições adequadas e o conjunto de doses indicadas, nos intervalos definidos e no período de tempo indicado de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade.

O farmacêutico é indispensável quando o assunto é medicamento, sendo especialista em promover saúde pelo provimento de medicamentos seguros e eficazes, orientando assim aos pacientes, sobre o uso correto de medicamentos, para que fiquem cientes sobre os benefícios do uso correto e os riscos do uso inadequado.

E você se medica sem prescrição do medico e orientação do farmacêutico? Todo medicamento, por mais simples que pareça, pode causar reações indesejáveis dependendo de cada organismo. Por isso conte sempre com a orientação de um farmacêutico mais perto de você, pois ele é autoridade quando o assunto é medicamento.

O uso incorreto de medicamentos é perigoso e pode ate matar. Medicamento é bom quando, além de necessário, é usado com orientação do farmacêutico. A diferença do medicamento com o veneno é a dosagem! Fique atento! Medicamento é coisa séria, e juntos podemos racionalizar o seu uso!

Por Thais Lehugeur, estudante de farmácia.