Publicado em 17/05/2018
Compartilhe:

Uso de medicamentos sem orientação pode causar problemas à saúde e até levar a morte

A automedicação é um dos maiores fatores que contribuem para o uso irracional de medicamentos.

A automedicação é um dos maiores fatores que contribuem para o uso irracional de medicamentos. ( Foto: Divulgação/Internet )

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos inapropriadamente e que metade dos pacientes não os usa corretamente, gerando assim, sérios riscos à saúde da sociedade. O texto a seguir convida você leitor a refletir sobre os cuidados necessários ao tomar medicamentos.

A automedicação é um dos maiores fatores que contribuem para o uso irracional de medicamentos. A automedicação se da pela prática de tomar medicamentos sem a avaliação prévia de um profissional de saúde. Nessas situações, as pessoas tendem a medicar-se por conta própria ou pela indicação de amigos, familiares, vizinhos ou conhecidos, com a intenção de alivio rápido de algum sintoma. Com isso as pessoas utilizam medicamentos desnecessários e de forma desorientada, o que pode ser mais prejudicial a saúde, agravar ainda mais o problema, já que o uso inadequado pode dificultar e atrasar o diagnostico de determinadas doenças, podendo causar intoxicação ou ate mesmo levar a morte.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

O uso racional de medicamentos é um processo que compreende a prescrição apropriada a cada paciente, a disponibilidade oportuna e a preços acessíveis, a dispensação em condições adequadas e o conjunto de doses indicadas, nos intervalos definidos e no período de tempo indicado de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade.

O farmacêutico é indispensável quando o assunto é medicamento, sendo especialista em promover saúde pelo provimento de medicamentos seguros e eficazes, orientando assim aos pacientes, sobre o uso correto de medicamentos, para que fiquem cientes sobre os benefícios do uso correto e os riscos do uso inadequado.

E você se medica sem prescrição do medico e orientação do farmacêutico? Todo medicamento, por mais simples que pareça, pode causar reações indesejáveis dependendo de cada organismo. Por isso conte sempre com a orientação de um farmacêutico mais perto de você, pois ele é autoridade quando o assunto é medicamento.

O uso incorreto de medicamentos é perigoso e pode ate matar. Medicamento é bom quando, além de necessário, é usado com orientação do farmacêutico. A diferença do medicamento com o veneno é a dosagem! Fique atento! Medicamento é coisa séria, e juntos podemos racionalizar o seu uso!

 Por Thais Lehugeur, estudante de farmácia.

Postado em 17/05/2018
Compartilhe:

10 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Déborah Vargas | 6 meses, 3 semanas atrás

    Parabéns Thais! É sempre bom esclarecer a população o quanto é importante o uso racional dos medicamentos. Medicamento tem que ser levado a sério. Abraços

    1 0 Responder

  • Pabllo Vittar | 6 meses, 3 semanas atrás

    O uso racional de medicamento é muito importante para sociedade !! ukeeee arrasou

    1 0 Responder

  • Moché | 6 meses, 3 semanas atrás

    Mata mesmo. Meu primo arrumou uma muié nova e tomou azulin demais ate o coração explodir.

    0 0 Responder

  • Futura farmacêutica | 6 meses, 3 semanas atrás

    Parabéns Thais, nosso país precisa de mais profissionais dedicados assim!

    3 1 Responder

  • Ana Paula | 6 meses, 3 semanas atrás

    Parabéns Thaís ótimo texto. É por aí o caminho que tem ser seguido. Esse assunto é de extrema importância, espero que conscientize a muitos leitores. Não existe máfia se você faz sua parte. Não se automedique e nem busque medicaçao sem prescrição médica. "Seja o exemplo de mudança que você quer ver nos outros"

    3 1 Responder

  • Dr. Fabio Nascimento | 6 meses, 3 semanas atrás

    Lamentavelmente , principalmente no Brasil, a venda indiscriminada de medicamentos sem prescrição médica é prática corriqueira, inclusive de medicamentos que exigem retenção de receita! Já atendi inúmeros casos de complicações pelo uso incorreto de medicamentos! Preocupa-me também, a utilização sistemática de drogas ansiolíticas e antidepressivas, como se elas fossem a solução para problemas cotidianos! Lamentável!

    6 2 Responder

  • ESTUDANTE | 6 meses, 3 semanas atrás

    ISSO AI, O PAPEL DO FARMACÊUTICO É FUNDAMENTAL PARA O USO DE MEDICAMENTOS RACIONAIS !!!! OTIMO TEXTO, PARABÉNS !!!!

    7 1 Responder

  • ESTUDANTE | 6 meses, 3 semanas atrás

    ISSO AI, O PAPEL DO FARMACÊUTICO É FUNDAMENTAL PARA O USO DE MEDICAMENTOS RACIONAIS !!!! OTIMO TEXTO, PARABÉNS !!!!

    5 1 Responder

  • Joy | 6 meses, 3 semanas atrás

    ... com esses farmacêuticos e médicos máfia...

    7 12 Responder

    Gisley - 6 meses, 3 semanas atrás

    vc esta enganada , o farmaceutico possui um importante papel para sociedade

    1 0