A Polícia Militar disse que os crimes já foram reduzidos no local.

Os assaltos nas imediações do Centro Universitário de Patos de Minas, no Bairro Caiçaras, vêm levando terror principalmente às universitárias. Elas relatam que os criminosos aproveitam da pouca movimentação de algumas ruas e da falta de iluminação à noite para praticarem os crimes. Um abaixo-assinado está sendo providenciado para pedir mais segurança. A Polícia Militar disse que os crimes já foram reduzidos no local e a Prefeitura pretende substituir as lâmpadas por luminárias mais eficientes.

Após os vários crimes, eles resolveram se unir para buscar uma solução. Um grupo no whatsapp foi criado para decidir o que pode ser feito. Os estudantes e moradores do bairro disseram que os crimes acontecem principalmente depois das 19h00 até as 22h30. Após as aulas no UNIPAM, quando para a movimentação, também há a ocorrência de crimes.

Na maioria das vezes, os criminosos agem armados de faca ou canivete. Uma estudante disse que os assaltantes escolhem principalmente as mulheres por serem mais frágeis fisicamente. Ela relatou que, na Rua Padre Pavoni, uma vítima se recusou a entregar o que os bandidos pediam e acabou sendo toda machucada com socos.

Mas não são só as mulheres. Um estudante disse que seguia por volta das 19h00 pela Rua Diacuí perto da Rua Nito de Deus com o celular no bolso quando os criminosos desceram com a moto desligada. Um deles desceu e abordou o jovem com uma faca na mão. Sem ter como reagir, ele acabou tendo que entregar o aparelho.

O universitário disse que a iluminação no local é precária e a rua fica ainda mais escura devido a árvores existentes no local. Para alguns universitários, vans de estudantes também prejudicam a visibilidade. Outros acreditam que os veículos acabam por levar mais movimentação ao bairro e dificultar a ação dos criminosos. Na noite dessa quinta-feira (18), eles relataram que houve mais crimes no local.

Os estudantes pedem que haja um patrulhamento mais intensificado nos horários de maior incidência dos crimes. Eles também pediram que seja melhorada a iluminação da ruas do bairro. O Comandante da Polícia Militar em Patos de Minas disse que já foi intensificado o policiamento naquela região e o número de ocorrências no local já foi reduzido consideravelmente.

A Prefeitura Municipal também se manifestou da seguinte forma: "A prefeitura vem realizando, desde o início do ano, a execução de projeto para melhoria da iluminação em Patos de Minas, tanto em relação a trocas de lâmpadas mais eficazes e econômicas quanto em extensão de rede. Quanto ao melhoramento da iluminação no Bairro Caiçaras, o setor responsável está elaborando projetos. A pretensão é substituir todas as luminárias da cidade de vapor de mercúrio por LED ou Vapor de sódio, que são mais eficientes. Os locais onde a prefeitura deverá atuar são as ruas Olímpio Pereira de Melo, Rua Formiga, Rua dos Baturités, entre outras."

Autor: Farley Rocha