A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 17 de abril.

Todas as unidades de saúde localizadas no perímetro urbano de Patos de Minas estarão funcionando no próximo sábado (13) para o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A Secretaria Municipal de Saúde também vai disponibilizar equipes para atendimento na zona rural. Em algumas regiões, a procura por vacinas contra a gripe está abaixo da expectativa.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 17 de abril e vai até o dia 26 de maio. Entretanto, no próximo sábado (13), as unidades de saúde serão abertas a partir das 8h da manhã exclusivamente para a vacinação. Serão 15 unidades de saúde funcionando no perímetro urbano e quatro PSFs na zona rural, atendendo moradores de Major Porto e Areado, Pindaíbas, Alagoas, Pilar, Boassara e Santana de Patos.

Devem tomar a vacina, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas ; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade e professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas.

Os documentos para apresentar no ato da vacinação são, em todos os casos, cartão de vacinas e documento de identificação pessoal; para as puérperas, documento pessoal e documento que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante); professores e trabalhadores da saúde deverão apresentar documento pessoal e documento que comprove vínculo ou categoria profissional (contracheque, crachá, entre outros) e o grupo de portadores de doenças deverá apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

O objetivo da campanha é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza.

Autor: Maurício Rocha