O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs a imposição de tarifas de 25% sobre US$ 200 bilhões em importações de produtos chineses, informou nesta quarta-feira o Escritório do Representante de Comércio Exterior (USTR).

"O presidente Trump pediu ao diretor do USTR, Robert Lighthizer, que considere aumentar essas tarifas de 10% para 25%", explicou um funcionário do alto escalão do governo que pediu anonimato.

O percentual é muito superior aos 10% inicialmente propostos por Trump no início de julho após a primeira resposta da China às tarifas aplicadas pelos EUA sobre produtos do país.

O USTR analisará nas próximas semanas a proposta de Trump e abrirá um período de consulta pública no fim de agosto para que as empresas americanas possam opinar sobre as sanções.

Apesar de alguns veículos da imprensa americana terem afirmado que o governo vincularia as sanções a uma forte queda no valor do iuan chinês, a fonte do governo descartou a ideia.

"Queremos que escutem as nossas recomendações, abram o mercado e deixem de prejudicar os trabalhadores americanos", disse a fonte.

As novas tarifas serão aplicadas, pela primeira vez, sobre um número considerável de bens de consumo, entre eles móveis, lâmpadas, alimentos e computadores.

Antes de a proposta ser anunciada publicamente, a China afirmou que a chantagem e a pressão americanas não irão funcionar.

Os diálogos entre os dois países sobre comércio estagnaram nas últimas semanas. No período, as conversas foram substituídas por uma série de trocas de sanções.

Fonte: Agência EFE