Além da encenação, a peça envolve também dança, canto e monólogos.

Em tempos de ódio, revolta e corrupção, uma escola estadual de Patos de Minas resolveu ressaltar o amor. Um projeto desenvolvido na Escola Estadual Paulo Borges detalhou o amor em suas mais diversas formas. Os estudantes apresentaram pinturas, esculturas e uma peça teatral. Centenas de pais, estudantes e professores participaram do evento.

O professor de português e literatura, Janderson da Silva Borges, foi um dos responsáveis pelo projeto e falou como tudo funcionou. Nas aulas de matemática, foi trabalhado o “Cubismo”, quando os estudantes puderam construir obras em 3D destacando o amor. Os alunos do 7º ano do Fundamental apresentaram pinturas com guache na tela.

Após 40 dias de ensaio, foi apresentada a peça “A intertextualidade do amor”, de autoria do professor. “A peça teatral foi escrita em janeiro para que fosse apresentada no segundo semestre. Em junho, começaram os ensaios. Os papéis foram distribuídos de acordo com a afinidade de cada estudante”, disse.

Tudo aconteceu depois de trabalhar o “Romantismo” em sala de aula. Ele contou que a peça conta a história de uma modelo que se apaixona por Narciso, símbolo da beleza. Com isso, a personagem tenta entender o que é o amor. Os Deuses da idade antiga tentam lhe dar a explicação. Além da encenação, a peça envolve também dança, canto e monólogos.

Apresentado na noite do último fim de semana, o trabalho impressionou quem foi à escola no Bairro Novo Horizonte. Cerca de 350 pessoas assistiram aos trabalhos artísticos e puderam perceber as diversas formas de amor, como: o amor de pai, o amor de irmão, o amor doentio, o amor que mata e outras diversas composições.

A direção da escola destacou a dedicação dos estudantes na elaboração do trabalho. Elogios não faltaram. Além dos alunos do 7º ano do Fundamental, participaram do projeto os alunos do 2º e 3º anos da escola. Especialistas confirmam que a arte é uma das formas mais importantes de se disseminar compreensão e respeito na sociedade.