Profissionais trabalham agora na pintura das paredes externas da igreja.

A restauração da Catedral de Santo Antônio começou uma nova etapa. Profissionais trabalham agora na pintura das paredes externas da igreja. Embora tenha sofrido uma visível redução no ritmo de obras por falta de recursos, a reforma do lado de fora entrou na fase de conclusão. A restauração do interior da matriz é que vai ficar para o ano que vem.

É a maior obra de reforma já feita até hoje na Matriz de Santo Antônio. A imponente Catedral, que é tombada pelo Patrimônio Histórico do Município, está recebendo melhorias do piso ao telhado. A cobertura foi totalmente substituída. Além disso, o prédio foi modernizado com instalação de energia solar e sistema de captação de água das chuvas que já estão funcionando.

A reforma inclui também a construção de novos jardins, a substituição do estacionamento por uma praça e a restauração completa da Igreja. Depois de receber os reparos necessários no reboco, as paredes externas começam a receber a pintura nova. Uma equipe especializada trabalha na aplicação das tintas.

Segundo o arquiteto Rogério Pina, que assina as obras de reforma, a Catedral de Santo Antônio terá as paredes externas cobertas por tons de cinza, que vão do branco até o grafite.  Uma equipe composta por fieis voluntários ficou responsável por coordenar a pintura da Igreja e garantiu os recursos para a conclusão desse serviço, que agora vai depender apenas do clima.

Do lado de fora, as obras de maior relevância já estão prontas. Falta apenas a conclusão das escadarias e da fonte que será instalada em frente a entrada principal. A reforma da parte interna deverá ficar toda para o ano que vem. Além da pintura, o projeto prevê outras intervenções importantes como construção de banheiros e a mudança do batistério. O trabalho será programado para conciliar com as celebrações.