Foto aérea de Patos de Minas.

Patos de Minas tem três feriados municipais. Geralmente, as pessoas aproveitam estas datas para sair da rotina e descansar, principalmente quando elas caem na segunda ou na sexta-feira, prolongando o final de semana. Este ano, no entanto, os feriados municipais não proporcionaram dias extras de descanso.

Coincidentemente, os três feriados municipais de Patos de Minas em 2020 caem em finais de semana. O dia 24 de maio, que é feriado de aniversário da cidade, cai em um domingo. O dia 13 de junho, que é o dia de Santo Antônio – padroeiro da cidade – cai em um sábado. Também cai em um sábado o dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Abadia.

Por outro lado, dos 12 feriados nacionais, 11 caem em dias de semana e dez podem ser emendados com sábados e domingos. As exceções aos feriados colados ao fim de semana são 1º de janeiro (Confraternização Universal), caindo em uma quarta-feira; 21 de abril (Tiradentes), que será em uma terça-feira e o Corpus Christi (11 de junho), que sempre cai às quintas-feiras 60 dias após a Páscoa.

Páscoa e carnaval são feriados alongados em todos os anos. A Paixão de Cristo (sexta-feira) será no dia 10 de abril. A segunda-feira e a terça-feira de carnaval cairão nos dias 24 e 25 de fevereiro, respectivamente. Além desses dias, os brasileiros poderão emendar com o fim de semana o Dia do Trabalho (1º de maio) que cai numa sexta-feira, assim como o Natal (25 de dezembro).

Para quem não gosta das segundas-feiras, a boa notícia é que os feriados da Independência do Brasil (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de finados (2 de novembro) cairão nesse dia da semana.