Com aproximadamente 20 metros de altura, a árvore tinha uma sombra concorrida.

Um enorme pé de Ficus plantado no Parque Municipal do Mocambo não suportou o tempo chuvoso dos últimos dias e veio ao chão. A árvore estava localizada acima da academia de ginástica e servia de abrigo para muitos visitantes. Por sorte, no momento da queda não havia ninguém no local.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente- CODEMA -  iniciou um trabalho para retirar os pés de Ficus existentes no Parque Municipal do Mocambo. As árvores mais altas, que estavam plantadas bem na entrada foram cortadas. Segundo o presidente do Conselho, Ivanildo Alves, elas estavam doentes e ameaçavam cair.

Mas ainda restam alguns pés de Ficus no Parque. O que caiu no final de semana, estava localizada logo acima da academia de ginástica, próxima ao piscinão. Com aproximadamente 20 metros de altura, a árvore tinha uma sombra concorrida. Famílias inteiras faziam piquenique ali. Os praticantes de Slack Line também utilizavam o tronco do Ficus.

O CODEMA orienta as pessoas a evitarem permanecer debaixo desse tipo de árvore neste período chuvoso. Também alerta que as pessoas devem evitar plantar Ficus para qualquer tipo de arborização. Esta espécie cresce rapidamente, mas tem pouca resistência e seu tronco adoece com o passar dos anos.

Autor: Maurício Rocha