349669 2216 Ok
Banner CNA - TOPO
Publicado em 14/11/2016
Compartilhe:

Tempo chuvoso provoca queda de Ficus gigante no Parque Municipal do Mocambo

Por sorte, no momento da queda não havia ninguém no local.

Com aproximadamente 20 metros de altura, a árvore tinha uma sombra concorrida.

Um enorme pé de Ficus plantado no Parque Municipal do Mocambo não suportou o tempo chuvoso dos últimos dias e veio ao chão. A árvore estava localizada acima da academia de ginástica e servia de abrigo para muitos visitantes. Por sorte, no momento da queda não havia ninguém no local.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente- CODEMA -  iniciou um trabalho para retirar os pés de Ficus existentes no Parque Municipal do Mocambo. As árvores mais altas, que estavam plantadas bem na entrada foram cortadas. Segundo o presidente do Conselho, Ivanildo Alves, elas estavam doentes e ameaçavam cair.

Imagens atualizado em 14/11/2016 • 19 fotos

Mas ainda restam alguns pés de Ficus no Parque. O que caiu no final de semana, estava localizada logo acima da academia de ginástica, próxima ao piscinão. Com aproximadamente 20 metros de altura, a árvore tinha uma sombra concorrida. Famílias inteiras faziam piquenique ali. Os praticantes de Slack Line também utilizavam o tronco do Ficus.

O CODEMA orienta as pessoas a evitarem permanecer debaixo desse tipo de árvore neste período chuvoso. Também alerta que as pessoas devem evitar plantar Ficus para qualquer tipo de arborização. Esta espécie cresce rapidamente, mas tem pouca resistência e seu tronco adoece com o passar dos anos.

Autor: Maurício Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 14/11/2016
Compartilhe:

13 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • MIMIMI | 11 meses, 1 semana atrás

    Árvores velhas tem metabolismo reduzido e representam grandes riscos em áreas urbanas! O correto é substituí-las, pois árvores em fase de crescimento consomem mais gás carbônico. A madeira ou a lenha de árvores cortadas deveria ser doada para as APAES.

    2 0 Responder

  • Manutenção paisagística... | 11 meses, 1 semana atrás

    Ai o CODEMA condena uma árvore dessas e aparece uma turma de rip-ambientalistas para protestar contra, abraçar a árvore e aplaudir o por-do-sol.

    2 3 Responder

  • Acorda Pedro Lucas | 11 meses, 1 semana atrás

    A reportagem trás que a árvore caiu sob a academia, sob as barras recém colocadas do street workout e onde ficavam diversas pessoas no dia a dia. Levando isso em consideração, a árvore caiu na quinta-feira e até hoje se encontra do mesmo jeito, a prefeitura ainda não tomou nenhuma providência pra limpar o local onde a população vai pra passear, levar os filhos pra brincar, fazer piqueniques, treinar, se distrair. Isso é um descaso com a população! Devem estar esperando alguém se machucar pra tomar alguma providência!

    1 6 Responder

    iUcas - 11 meses, 1 semana atrás

    Todas as prefeituras do Brasil EMENDAM os feriados.

    1 0

  • Patrulheiro | 11 meses, 1 semana atrás

    Quando foram cortar os Ficus da entrada foi um fala fala daqueles, agora viram o porquê. Todos os Ficus da cidade deveriam ser cortados, árvore exótica que só causa transtornos.

    7 0 Responder

  • EXPERIENTE | 11 meses, 1 semana atrás

    Uma vez detectado que as árvores estão doentes por que não tratá-las? Fui o ano passado na reserva florestal do Parque e ví árvores nativas caídas,provavelmente por doenças pois seus troncos apresentavam ocos . Os responsáveis pelo meio ambiente deveria ver o que está causando estes tombamentos de árvores e cuidar. Penso assim sendo eles o órgão responsável . :cold_sweat:

    5 2 Responder

  • Aff | 11 meses, 1 semana atrás

    Ta na cara que foi raio que atingiu a árvore.

    1 8 Responder

  • Osório | 11 meses, 1 semana atrás

    Meio ambiente em Patos de Minas só tem papo furado. Não entendem nada e ficam falando pelos cotovelos.

    11 0 Responder

  • ONU | 11 meses, 1 semana atrás

    Nossa, que triste, espero que a prefeitura plante no mínimo 200 mudas de arvores da Mata Atlântica para substituir esta que caiu. Devem plantar apenas exemplares da Mata Atlântica, visto que são árvores nobres, elegantes. Árvores do Cerrado é muito pobre.

    5 9 Responder

  • pedro humberto | 11 meses, 1 semana atrás

    Em frente minha casa tem uma dessas com mais de 50 anos e não apresenta nenhum sintoma de doença. Esse tipo de arvore tem que ser podada uma vez por ano, assim dá mais resistência ao tronco e as raízes. SIMPLES ASSIM!!!!

    14 1 Responder

  • Edu | 11 meses, 1 semana atrás

    Mais puro retrato da incompetência que campeia por Patos. Que período chuvoso que nada. Uma chuvinha de nada isto sim. Pegunta para o secretário do meio ambiente o seu relato... Não sabe diferenciar um tamanduá de uma formiga. Onde anda CODEMA, secretário de meio ambiente? Bando de incompetentes. Dão é sorte de não matar alguém isto sim.

    10 4 Responder

carregar mais comentários