Um tatu enorme chamou a atenção dos moradores de Pindaíbas nesse fim de semana. Ele foi visto por duas estudantes caminhando tranquilamente por uma das ruas do distrito. O animal está ameaçado de extinção e foi levado para uma área de mata. O tatu macho possui mais de um metro de comprimento.

O animal foi visto pelas estudantes Lígia Martins Rodrigues e Hingrid Yasmin Jesus Martins por volta das 21h00 desse sábado (20). O tatu da espécie canastra, também conhecido como tatuaçu, caminhava calmamente pelo asfalto da Rua Oswaldo Lopes e poderia até ser atropelado. Lígia resolveu filmar o animal que não é nada comum.

A estudante disse que, pelo tamanho do animal, nunca antes visto na região, estava com medo e chamou o tio para ver o que poderia ser feito. Como o tatu estava sem qualquer ferimento e podia até ser vítima de um acidente, o enorme animal foi levado para as imediações do Córrego Bauzinho, onde foi solto.

Especialistas dizem que o tatu canastra pode medir mais de um metro e pesar até 60 quilogramas. Eles estão vulneráveis à extinção devido à caça para obtenção de carne e pelo desmatamento do seu habitat. Os moradores acreditam que este animal seja um dos maiores da família dos tatus na região.

Autor: Farley Rocha