Moradores do bairro Sobradinho em Patos de Minas foram surpreendidos pela presença de um Tamanduá-Bandeira adulto na noite desta terça-feira (07). O animal caminhava perdido pelas ruas a procura de um abrigo. O Corpo de Bombeiros teve que ser acionado para fazer a captura.

Ninguém sabe ao certo como o animal foi parar  no meio de um bairro residencial próximo ao centro de Patos de Minas. Um casal caminhava pelo local e se deparou com o Tamanduá camimhando lentamente. O Olivar estava em um bar na rua Rio Guaporé e orientou os moradores a acionarem o Corpo de Bombeiros.

O Tamanduá-Bandeira é o maior animal desta espécie. O nome vem do enorme rabo que, por causa da longa pelagem fica parecida com uma bandeira. O Tamanduá-Bandeira vem sofrendo com o desmatamento e as queimadas. Além disso, a caça ilegal e os atropelamentos contribuem para uma diminuição desta espécie que é considerada em extinção.

Apesar de ser lento e de ter uma aparência dócil, o Tamanduá-Bandeira ataca com suas enormes garras ao se sentir acuado. Daí a expressão "Abraço de Tamanduá". Quando se deparar com um animal como este, a recomendação é para que mantenha a distância e acione o Corpo de Bombeiros. Foi que os moradores do Sobradinho fizeram.

O animal foi capturado e levado para local seguro.