Um terreno gigantesco localizado no bairro Jardim Andradas em Patos de Minas se tornou alvo de reclamação de moradores. Eles alegam que passaram anos convivendo com o imóvel tomado pelo mato com a esperança de que ele pudesse ser usado para melhorar o acesso aos seus lares. Entretanto, esta esperança passou a ser ameaçada com o aparecimento do dono do imóvel, que quer construir um muro no local.

A aposentada Geni Reinalda da Silva conta que se mudou para aquela região da cidade quando ainda não havia nenhum morador. Desde então, a família dela assiste à chegada de novos habitantes e convive com o terreno desabitado e sem cuidados. Sem conhecer o dono, os moradores passaram a usar esse terreno para cultivar frutíferas e outras plantas.

Dona Geni faz questão de frisar que, mesmo sem nunca ter tomado conhecimento da existência de um proprietário, jamais quis se apossar do terreno. Ela lembra, no entanto, que tinha a esperança de que pelo menos parte da área gigantesca pudesse ser utilizada para melhorar o acesso dos moradores. Hoje, eles utilizam um beco estreito, de cerca de 4 metros de largura, que não permite a passagem do caminhão de coleta de lixo. Eles nunca tiveram esse benefício.

Há alguns dias, os moradores foram surpreendidos pela presença de uma máquina no lugar. As plantas que estavam sendo cultivas foram arrancadas sem piedade. Segundo a moradora Elza Silva, um  homem que se apresentou como dono do imóvel disse que vai construir um muro no local, o que põe fim à esperança de todos de ter um acesso digno às suas casas. Ela quer uma intervenção da Prefeitura para evitar a construção.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com o secretário de planejamento, Júlio César Ferreira. Ele disse que precisa fazer um estudo para conhecer a realidade do terreno, mas adiantou que o proprietário não pode construir um muro sem autorização da Prefeitura e sem atender às diretrizes estabelecidas pela Administração Municipal. Ele orientou os moradores a protocolarem uma reclamação junto à Secretaria de Planejamento para que o caso seja investigado.