349669 2216 Ok
Baile do Hawaii
Publicado em 15/11/2016
Compartilhe:

Super Lua aparece no céu de Patos de Minas, mas nuvens escondem brilho intenso

O fenômeno só vai acontecer novamente em 2034.

A Super Lua apareceu em poucas oportunidades e mesmo assim encobertas por nuvens.

A Super Lua até apareceu no céu de Patos de Minas na noite dessa segunda-feira (14), mas não teve o brilho intenso registrado em vários locais pelo o mundo. O espetáculo mundial do satélite natural da Terra, em que ela aparece maior e mais brilhante, não acontece há cerca de 70 anos e foi aclamado em vários países do globo. 

Os admiradores do símbolo dos amantes em Patos de Minas até conseguiram ver a lua brilhar de forma diferente no céu da cidade, no entanto não foi com o brilho intenso da Super Lua. O período chuvoso por que passa toda a região do Alto Paranaíba acabou escondendo um pouco do fenômeno. As nuvens ofuscaram a luz lunar e as vezes que surgiu veio meio esbranquiçada. 

E quem pôde ver a lua na Capital do Milho ainda não teve muito tempo para apreciar o fenômeno que aconteceu pela última vez há 69 anos. O satélite passou a maior parte da noite completamente encoberto. Algumas pessoas chegaram a registrar o fenômeno e postar nas redes sociais, aclamando a lua.

A Superlua é resultado de dois fenômenos astronômicos concomitantes: a fase de Lua cheia e o momento em que o astro, cuja órbita é elíptica, está o mais perto possível da Terra. "Uma Superlua pode ser até 14% maior e 30% mais luminosa que uma Lua cheia no seu apogeu" (posição na sua órbita na que se encontra mais afastada da Terra), segundo a Nasa.

Imagens atualizado em 15/11/2016 • 12 fotos

A Lua atingiu seu perigeu, o ponto de órbita mais próximo ao centro do nosso planeta, às 11h22 GMT (9h22 de Brasília) e ficou cheia às 13h52 GMT (11h52 de Brasília). Em Hong Kong, turistas, trabalhadores de escritório e casais lotavam o litoral enquanto a Superlua surgia por trás dos arranha-céus do centro financeiro da cidade.

Nesta segunda-feira, a Lua está a 'apenas' 356.509 km da Terra - a distância média é de 384.400 km. De acordo com especialistas, é necessário voltar a 26 de janeiro de 1948 para se ter uma Superlua cuja distância em relação à Terra seja menor do que essa. 

Ela só vai acontecer outra vez em 25 de novembro de 2034. Além disso, "como o sistema Terra/Lua se aproximará da época do ano em que está mais perto do Sol (em 4 de janeiro de 2017), a Lua vai receber mais luz solar do que o habitual, o que também aumentará seu brilho aparente", conforme astrônomos.

Autor: Farley Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 15/11/2016
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Pirilampo | 10 meses, 1 semana atrás

    Agora o Pedroca vira Lobisomem pra sempre, fim de mandato e ainda essa Superlua, vai deixar a barba e o cabelo até chegar na altura do joelho, kkkkk

    0 5 Responder

  • candango | 10 meses, 1 semana atrás

    Depois de uma hora admirando a Super lua, linda e magnífica, e o efeito do álcool foi passando foi que descobri que era a antena sky do meu vizinho.

    3 1 Responder

  • Quem viu ?? | 10 meses, 1 semana atrás

    Muitos sairam para ver, outros viram que era um PÃO DE QUEIJO comeram e voltaram para suas casas. Lua de Mineiro é pão de queijo gente.

    7 15 Responder

  • Felipinho | 10 meses, 1 semana atrás

    eu viiii, lero lero leroooo, bobões.

    2 19 Responder

    Sr Moon - 10 meses, 1 semana atrás

    Seu ..., a lua regula um monte de coisas na terra , vc não sabe fica calado. Vai estudar mais. Os povos antigos se baseavam pela lua até para a agricultura. .

    13 4

  • Patense | 10 meses, 1 semana atrás

    E fácil ver novamente a super lua. Só olhar para a cara da Sasha filha da Xuxa.

    13 7 Responder